Os desenvolvedores do MX Linux informam hoje sobre a disponibilidade geral para testes públicos do lançamento beta da próxima distribuição da edição MX Linux 21 KDE Plasma. Assim, a distribuição MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com o desktop Plasma 5.20.
Na semana passada, já foram anunciadas as primeiras versões beta do Xfce e Fluxbox da próxima distribuição MX Linux 21 “Wildflower”. Esta distribuição será baseada na série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” lançada recentemente e o kernel Linux com suporte de longo prazo da série 5.10 LTS.
E agora, a edição KDE Plasma também está pronta para teste, baseada nas imagens AHS (Advanced Hardware Support) do MX Linux 21 KDE e disponível apenas para computadores de 64 bits. A edição KDE Plasma vem com a série de ambientes de desktop Plasma 5.20, mais precisamente o lançamento pontual 5.20.5.
MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com Plasma 5.20 Desktop
Infelizmente, essa é a versão Plasma disponível nos repositórios Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, então não há como dizer se ela será atualizada para uma versão mais recente até que o lançamento final do MX Linux 21 chegue às ruas.
No entanto, existem algumas melhorias em comparação com o lançamento do ano passado da edição MX Linux KDE Plasma, como a adição de entradas de ícone de encaixe no painel Plasma, Plasma Discover no lugar de Muon como gerenciador de pacotes padrão e sistema de gerenciamento de atualização e Ksnip como padrão ferramenta para screenshots em vez de Spectacle.
Claro, há também melhorias gerais de desempenho, especialmente na mídia ao vivo, e todos os benefícios que o lançamento do MX Linux 21 promete, incluindo novos menus de inicialização do sistema UEFI ao vivo, uma nova área de seleção de partição do instalador com algum suporte LVM e a ativação de a senha do usuário (sudo) para tarefas administrativas por padrão.
Itens específicos de liberação de KDE Plasma que são novas no beta 1
- Plasma 5.20;
- Entradas do ícone de encaixe no painel de plasma –Discover no lugar do múon;
- Discover é usado para gerenciamento de atualizações;
- Ksnip para capturas de tela (substitui o espetáculo);
- Melhorias gerais de desempenho, especialmente na mídia ao vivo.
Coisas gerais que são novas no MX beta 1
- Aplicativos novos e atualizados;
- Nova área de seleção de partição do instalador, incluindo algum suporte lvm se o volume lvm já existir;
- Novos menus de inicialização do sistema UEFI live. Agora você pode selecionar suas opções de inicialização ao vivo (persistência, etc …) a partir do menu de inicialização e submenus em vez de usar os menus de console anteriores;
- Senha de usuário (sudo) para tarefas administrativas por padrão. Você pode mudar isso em mx-tweak-> guia Outros.
Aqueles de vocês que desejam ajudar com os testes podem baixar a edição beta do MX Linux 21 KDE Plasma agora mesmo na página de anúncio oficial, onde você também encontrará informações sobre o que os desenvolvedores desejam que você teste e os problemas conhecidos. Lembre-se de NÃO instalá-lo em uma máquina de produção.
Via 9to5Linux