Driver Asahi Gallium3D permite suporte a cache de disco Mesa Shader

Asahi Linux investe em recursos HDMI, EAS e GPU da Apple
asahi

Vários patches foram mesclados esta semana no Mesa 23.1 em torno do driver Asahi “AGX” Gallium3D, que continua progredindo no suporte OpenGL de código aberto para gráficos Apple Silicon M1/M2. Além disso, vários patches foram mesclados esta semana com várias correções, mas sem dúvida o mais significativo é que o driver Asahi Gallium3D conectou o suporte ao cache de shader em disco.

Com essa fusão da desenvolvedora Rose Hudson, o cache do disco de sombreamento agora está habilitado para o Asahi Gallium3D para permitir o armazenamento em cache de sombreadores GLSL no disco para acelerar carregamentos de jogos subsequentes e ajudar a evitar gagueira para qualquer jogo OpenGL que possa estar compilando sombreadores no-the- voar.

Driver Asahi Gallium3D permite suporte a cache de disco Mesa Shader

O Asahi Gallium3D ainda está em um mundo GL2, mas essa funcionalidade de cache de disco de sombreamento se tornará mais importante à medida que mais suporte OpenGL 3.x/4.x estiver instalado e à medida que o driver de kernel DRM baseado em Rust se unir também para permitir um OpenGL de alto desempenho experiência de jogo com o hardware Apple M1/M2 no Linux.

Veremos mais melhorias para o Asahi Gallium3D no Mesa 23.1, que por sua vez será lançado daqui a cerca de três meses. Para aqueles que desejam experimentar o driver Asahi AGX Mesa, o driver do kernel Linux permanece fora da árvore, mas com a distribuição Asahi Linux é o melhor caminho a seguir para experimentar a experiência Linux ideal por enquanto nos sistemas Apple Silicon.

Dbus-Broker 33 lançado com poucas mudanças

Já se passou meio ano desde que o Dbus-Broker 32 foi lançado para este substituto para a implementação D-Bus de referência que está focada em fornecer melhor desempenho e confiabilidade. Hoje isso foi sucedido pelo Dbus-Broker 33 como uma atualização relativamente menor para este software do projeto BUS1.

O Dbus-Broker continua sendo a implementação de barramento de mensagem D-Bus líder e de melhor desempenho por enquanto, sem implementação de IPC no kernel como KDBUS tendo acontecido e o módulo de kernel BUS1 aparentemente não vendo nenhum grande impulso para ir para o upstream. 

Infelizmente, o módulo de kernel BUS1 fora da árvore não foi tocado desde meados de 2019.Com o lançamento do Dbus-Broker 33 de hoje, há resiliência aprimorada do iniciador contra alterações de tempo de execução nos arquivos de serviço D-Bus. 

No entanto, além disso, as poucas outras mudanças equivalem principalmente a correções. Há uma correção em torno de uma condição de corrida ao iniciar os serviços systemd a partir do iniciador, uma alteração no relatório de erros, correção de GetStats() retornando duas respostas e informações de origem ausentes na mensagem de log de inicialização.

É isso para o lançamento do Dbus-Broker 33, que pode ser baixado do GitHub.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile