O Google sabe muito bem quem somos e quais são nossos gostos. Isso tem aspectos positivos e negativos. Cada vez que fazemos uma pesquisa no serviço, a empresa nos oferece resultados personalizados. Assim, supostamente usa nossas pesquisas anteriores ou nossa localização atual. Porém, o site DuckDuckGo acusa o Google de criar uma “bolha de resultados”.
Quando queremos evitar que isso aconteça, o mais comum é abrir uma janela no modo de navegação anônima. No entanto, um estudo publicado recentemente pela DuckDuckGo garante que permaneceremos presos em sua bolha de resultados, mesmo nesse modo.
O experimento conduzido pelo DuckDuckGo é muito fácil de entender. Assim, várias pessoas de diferentes partes dos Estados Unidos pesquisaram o mesmo termo, ao mesmo tempo e sem estar logado (ou no modo incógnito).
Teoricamente, o Google deveria oferecer o mesmo resultado para essas pessoas. Porém, não foi o que aconteceu. A maioria dos participantes obteve resultados únicos e “essas discrepâncias não podem ser explicadas por alterações na localização, no horário ou no login do Google”.
A primeira página de resultados foi diferente de acordo com o usuário, embora todos estivessem navegando no modo de navegação anônima. O estudo continua, e eles pediram 87 pessoas para procurar por “controle de armas”. Havia grupos logados, sem fazer login e no modo de navegação anônima.
Curiosamente, eles não encontraram mudanças importantes ao fazer pesquisas dessa maneira. O DuckDuckGo garante que as “pequenas” alterações encontradas tenham a ver com a fonte das notícias e a localização desses links. O resultado foi praticamente o mesmo tendo efetuado ou não o login ou estar no modo de navegação anônima.
Falsa sensação de segurança
Muitas vezes ouvimos sobre a confusão que o modo de navegação privada permite anonimato na Web. Porém, essa descoberta mostra que o Google adapta os resultados de pesquisa independentemente do modo de navegação. Não se deve entorpecer as pessoas com uma falsa sensação de segurança de que o chamado modo “incógnito” nos dá anonimato.