Sem sombra de dúvidas, quando se pensa em pesquisa na web o Google é quase um sinônimo. Apesar desta hegemonia, o DuckDuckGo está crescendo de uma forma impressionante ao quebrar seus próprios recordes. O DuckDuckGo ultrapassa um bilhão de pesquisas mensais.
Vamos aos números
Só no ano passado a média diária de pesquisas aumentou 63%. Se levarmos em conta de 2013 para cá, o crescimento foi substancial: nada menos que 723% na média de pesquisas diárias. Assim, agora o número das pesquisas mensais supera pela primeira vez a marca de um bilhão. Foi um janeiro espetacular.
Esses bons dados foram previstos desde o início de 2019. Já nos primeiros dias do ano eles também ultrapassaram, pela primeira vez na história desse mecanismo de busca alternativo, as 36 milhões de buscas diárias. Um recorde alcançado apenas duas semanas depois de bater a marca dos 35 milhões.
A privacidade é o mais importante
O enorme crescimento experimentado pela DuckDuckGo ao longo do ano passado e também neste ano contrastam de forma evidente com o que aconteceu com o Facebook. Embora os escândalos pareçam ter cercado a rede social, os números são bons. A empresa está completando 15 anos. Ela é comandada por Mark Zuckerberg.
Entrando em detalhes, o lucro da empresa cresceu 39% em 2018 em relação a 2017, atingindo 22.112 milhões de dólares. Por outro lado, as receitas atingiram os 55,03 milhões de dólares. Isto representa um crescimento de 38% no volume de negócios de 2017.
Privacidade, pelo menos quando nos referimos ao Facebook, parece importar relativamente. No entanto, considerando os números de crescimento do DuckDuckGo, parece que em termos de pesquisas, a privacidade é um muito mais importante.
De fato, há alguns dias, os responsáveis pelo mecanismo de pesquisa atribuíram essas preocupações aos seus bons resultados.
Nosso enorme crescimento em 2018 estava intrinsecamente ligado à onda de interesse em privacidade que caracterizou o ano. Através de pesquisa que realizamos em 2018, tornou-se muito claro que mais pessoas estão procurando alternativas com foco na privacidade. Além disso, há uma necessidade de mais educação sobre como assumir o controle de sua privacidade on-line e como grandes empresas de tecnologia como Facebook e Google revelaram enormes lacunas nos dados dos consumidores.
De acordo com dados da DuckDuckGo, após o caso Cambridge Analytica, 64,2% dos adultos americanos cientes do incidente estavam cada vez mais preocupados com sua privacidade na Internet.