Acaba de ser lançado com base no DXVK 1.10 do início do mês, a nova versão DXVK 1.10.1. Paa quem desconhece, este é um recurso importante que funciona como uma camada de tradução para executar jogos Direct3D 9/10/11 sobre a API Vulkan em sistemas Linux. A versão DXVK 1.10.1 traz suporte para recursos compartilhados, corrigindo a reprodução de vídeo em vários jogos da Koei Tecmo (série Atelier, Nioh 2), bem como a interface do usuário baseada em D3D11 na versão Windows do Black Mesa. Neste momento, a versão ainda é bastante experimental agora e precisa de mais testes em vários drivers.
O DXVK é o projeto gratuito e de código aberto que ‘traduz’ Direct3D 9/10/11 para Vulkan para uso com as camadas de tradução Wine e Proton Windows. Ele é um dos principais componentes do Steam Play Proton que ajuda os jogos a rodarem bem em desktops Linux e Steam Deck.
DXVK 1.10.1 lançado com suporte para recursos compartilhados. Algumas das outras correções e melhorias incluem:
- Adicionada uma variável de ambiente
DXVK_ENABLE_NVAPI
para ignorar a substituição do ID do fornecedor. Configurá-lo para1
se comporta exatamente da mesma forma quedxvk.nvapiHack=False
na configuração no arquivo de configuração, mas pode permitir uma melhor integração no Lutris ou no script de inicialização do Proton; - Geração de código de shader aprimorada quando matrizes locais são usadas. Isso pode melhorar o desempenho dos drivers da Nvidia em alguns jogos D3D11;
- Corrigida a geração de código de shader quando o desvio de caso de comutação é usado no Shader Model 4.0. As versões atuais do FXC não geram mais esse código.
- Desempenho potencialmente aprimorado ao renderizar para imagens
DXGI_FORMAT_R11G11B10_FLOAT
que também podem ser usadas com visualizações de acesso não ordenado; - Corrigidos vários problemas de D3D9 relacionados a uploads de texturas;
- Assassin’s Creed 3 e Black Flag: Habilitado
d3d11.cachedDynamicResources = a
para solucionar problemas graves de desempenho. - Frostpunk: Habilitado
d3d11.cachedDynamicResources = c
para contornar baixo desempenho vinculado à CPU. - God of War: Corrigidos alguns problemas que começaram com o patch 1.0.9:
- O ritmo de quadros extremamente inconsistente quando o jogo detecta uma GPU AMD
dxgi.maxFrameLatency = 1
agora está definido por padrão para solucionar esse problema. - Pesada cintilação de algumas luzes. Aparentemente, isso também foi corrigido no jogo no patch 1.0.11.
- O ritmo de quadros extremamente inconsistente quando o jogo detecta uma GPU AMD
- GTA: San Andreas: corrigidos problemas de renderização da interface do usuário;
- Rayman Origins: corrigidos problemas de renderização.
Para aqueles que criam o DXVK a partir da fonte enquanto esperam por um Proton atualizado para o Steam Play, acesse o GitHub para obter o código DXVK mais recente.
Via GaminonLinux