O aplicativo de edição de texto simples e leve do GNOME, o Editor de Texto, está recebendo alguns novos recursos e melhorias como parte da próxima série de ambientes de desktop GNOME 42, que será lançada no chamado Spring 2022. A exopectativa é de que o Editor de texto do GNOME vai obter suporte para recolorir.
GNOME geralmente vem com o Gedit (também conhecido como Editor de Texto), mas já faz um tempo que ele se tornou o centro das atenções. Para ser honesto, nem me lembro da última vez que escrevi algo sobre o editor de texto padrão do GNOME. Quer dizer, o Gedit simplesmente funciona e está sempre lá quando você precisa abrir um editor de texto simples apenas para escrever seu rascunho ou apenas colar algum código.
Gedit é um daqueles aplicativos GNOME padrão que nem precisaram ser totalmente atualizados para a versão mais recente do popular ambiente de área de trabalho. Ele foi atualizado no GNOME 40 e 40.1, mas o GNOME 41 vem com o Gedit 41 Alpha.
Editor de texto do GNOME vai obter suporte para recolorir
No início deste ano, o criador do GNOME Builder, Christian Hergert, começou a trabalhar em um novo aplicativo Editor de Texto para a área de trabalho GNOME. Em uma recente postagem no blog, ele fala sobre algumas das principais mudanças que ocorrerão no próximo grande lançamento de seu aplicativo Editor de Texto, que provavelmente substituirá o Gedit no próximo lançamento do GNOME 42.
Uma das maiores mudanças é a introdução do suporte à recoloração baseado na polêmica biblioteca libadwaita, que os desenvolvedores GNOME usam atualmente para construir aplicativos GNOME modernos, e usando um provedor CSS para substituir as cores no tema do Editor de Texto, tornando-o realmente incrível .
Quando você seleciona um esquema de estilo, o Editor de texto agora usa as cores definidas no esquema para alterar a aparência de todo o aplicativo, explica Christian Hergert. Espero que haja uma API de recoloração em um futuro não muito distante para a libadwaita, que fornecerá isso para nós.
Como você pode ver nas imagens acima, o novo suporte para recolorir se reflete em toda a interface do Editor de Texto. Você deve verificar a postagem do blog de Christian Hergert para mais exemplos.
Entre outras coisas que chegam ao aplicativo Editor de Texto de Christian Hergert no GNOME 42, há um popover “Open” renovado que apresenta um estilo mais fino e “direto ao ponto” e melhor navegação de teclado, bem como uma caixa de diálogo de Preferências redesenhada, emulação experimental de Vim, e uma opção de configuração de espaços visuais.
Mais novidades
Ouvi dizer que o GNOME 42 está se preparando para ser um dos lançamentos mais empolgantes do ambiente de desktop nos últimos anos, e isso é provavelmente porque a maioria dos aplicativos padrão serão portados para GTK4 e libadwaita, parecendo muito bonitos e também fornecendo alguns novos funcionalidade.
O GNOME 42 estará pronto para teste público no início do próximo ano, mas a versão final provavelmente chegará aos repositórios estáveis ??de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares em algum momento no início ou meados de abril de 2022. Se você quiser dar o Editor de Texto de Christian Hergert experimente o aplicativo, você pode instalá-lo agora mesmo a partir do Flathub.
Via 9to5Linux