Com o Android 12, o Google Assistente ganhou a capacidade de ser acionado mantendo pressionado o botão liga/desliga, que normalmente abre o menu liga/desliga do Android. No entanto, em breve o Google Assistente poderá desligar seu telefone Android com apenas um comando de voz.
O Android 12 está trazendo um conjunto de mudanças visuais e táteis para o sistema operacional. Uma das mudanças identificadas pelo pessoal do 9to5Google, é uma nova maneira de acessar o Google Assistente. Além das opções atuais como “Ok Google” e deslizar do canto da tela para cima, duas novas maneiras de desligar o telefone foram descobertas.
Embora este design traga os telefones Pixel em linha com dispositivos como a série Samsung Galaxy, rapidamente percebeu-se que o Android 12 Beta atualmente não oferece nenhuma maneira de desligar o telefone se você quiser manter pressionado para ativar o Assistente. Assim, eles identificaram uma solução potencial para esse problema, com o Google adicionando um botão liga/desliga à área de configurações rápidas do Android, mas este não é o único plano.
O aplicativo Pesquisa Google recebeu uma nova atualização beta e, nela, foi encontrado um explicador no aplicativo para a nova forma de usar o Assistente. Nele, o pessoal do 9to5Google descobriu que haverá duas maneiras distintas de desligar o telefone no Android 12. Em primeiro lugar, em breve você poderá pressionar Liga/Desliga e Aumentar volume ao mesmo tempo para acessar o menu de energia. Infelizmente, de acordo com o 9to5Google, em seus testes, isso ainda não funcionava no Android 12 Beta 1.
Comando de voz para desligar o telefone Android
O mais interessante é que em breve será possível dizer algo como “Desligar” para o Google Assistente para desligar o dispositivo. Atualmente no Android, o Google Assistente informa que os controles de energia não estão disponíveis ou orienta você sobre a maneira correta de desligar o telefone.
No entanto, não está claro neste ponto se dizer “Desligar o telefone” desligará imediatamente o seu telefone ou se abrirá o menu de energia normal do Android para interagir. Da mesma forma, não temos certeza se isso será ou não exclusivo para telefones Android 12 ou Google Pixel. Todavia, esperamos que o recurso seja implementado em todos os smartphones Android.
A criação de três novas maneiras de fazer exatamente a mesma coisa é algo como um movimento característico do Google, por isso deve ser interessante ver quais dessas opções de energia permanecem no longo prazo. A ideia de poder desligar o dispositivo com apenas um comando de voz, certamente, será bastante aceito.