Emmabuntüs Debian Edition 4 RC1 lançado

Emmabuntüs Debian Edition 4 RC1 lançado

A equipe responsável pelo desenvolvimento da distribuição Linux Emmabuntüs Debian Edition anunciou uma atualização do Emmabuntüs Debian Edition 4 RC1 (32 and 64 bits). Como o próprio nome diz, esta é uma distribuição baseada no Debian, mais especificamente a versão 11 RC2 Bullseye. Além disso, possui duas versões de desktop, XFCE e LXQt.

Esta distribuição foi originalmente projetada para facilitar o recondicionamento de computadores doados a organizações humanitárias, começando pelas comunidades Emmaüs (de onde o nome da distribuição obviamente vem), para promover a descoberta do GNU/Linux por iniciantes, bem como para estender a vida útil do hardware do computador, a fim de reduzir o desperdício induzido pelo consumo excessivo de matérias-primas.

Emmabuntüs Debian Edition 4 RC1 lançado (32 and 64 bits)

Este update da distribuição leva como base o Emmabuntüs DE3 sobre o Debian 11 Bullseye, e todas as mudanças mais recentes em relação à remoção de software proprietário em favor de alternativas livres. É o caso, por exemplo, do DWService substituindo o Teamviewer, Jami no lugar do Skype e a completa retirada do Adobe Flash.

Esta nova versão traz o tema gráfico Ice criado por Juliette Taka, a artista gráfica responsável por vários temas largamente usados para o Debian. Do mesmo modo, houve renovação da logo que ganhou um novo design pelas mãos do artista Jean-Claude mais conhecido por JCZ, que também é o responsável pelos projetos de papel de parede do Debian. Eles dois também desenvolveram material a ser empregado nas versões clara e escura da distribuição.

Principais características desta versão RC1 que inclui as seguintes correções e melhorias:

  • Baseado no Debian 11 Bullseye RC2;
  • Adicionado novo Ice theme splash wallpapers desenhado por Juliette Taka
  • Renovação da logo do Emmabuntüs
  • Adicionada ativação de updates automáticos para pacotes de segurança
  • Troca do Teamviewer pelo DWService
  • Troca do Skype pelo Jami
  • Reposição do PulseEffects pelo PulseAudio-Equalizer
  • Instalação do FreeTube via Internet
  • Removidos arquivos antigos do Adobe Flash
  • Atualização dos seguintes programas: Firefox ESR 78.11.0, Thunderbird 78.11.0, boot-repair 4ppa130, Multisystem 1.0455, Ancestris 11-20210529.

Atualmente, há um problema com a versão 78.11.0 do Thunderbird, que não permite que você abra uma conexão com contas do Gmail, nem potencialmente com outras contas de webmail que requerem protocolos de comunicação seguros. Isso evita a criação de novas contas do Gmail e o acesso a e-mails de contas já existentes. Este problema é o resultado de uma atualização do Thunderbird para a versão 78.11.0 no Debian 11. Uma solução temporária está disponível em nosso tutorial aqui.

Portanto, esta versão do Emmaubuntus pode ser baixada diretamente do site emmabuntus.org. Do mesmo modo, pode-se usar como alternativa o seguinte link download.emmabuntus.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile