A distribuição ExLight Linux acaba de ganhar uma nova versão depois de um logo período sem atualizações importantes. O ExLight Linux promete uma experiência Debian pura com a última série de kernel e ambiente de desktop Enlightenment.
Já se passou mais de um ano desde que o ExLight Linux recebeu uma atualização. Assim, o último lançamento foi publicado em novembro de 2019 e com base na série do sistema operacional Debian GNU/Linux 10 “Buster”.
Como o próprio nome sugere, o ExLight Linux pretende ser uma distribuição GNU/Linux leve para computadores não tão poderosos. Para conseguir isso, ele usa o belo e único gerenciador de janelas ou ambiente de trabalho Enlightenment por padrão.
Na verdade, o ExLight tem uma sessão de Enlightenment única graças ao tema R-Matrix-2.0. A leveza do ambiente de desktop deve agradar os usuários. Além disso, ExLight inclui todos os aplicativos que você precisa.
ExLight Linux promete um Debian Bullseye System puro com Desktop Enlightenment
O novo lançamento vem com o ambiente de desktop Enlightenment 0.24.2 mais recente. Por outro lado, tem como base a próxima série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Além disso, possui o kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.
O ExLight oferece uma sessão ao vivo se você apenas quiser experimentá-lo sem instalar nada no seu PC (ele até roda completamente de RAM), e também vem com o instalador gráfico universal Calamares 3.2.35.1 mais recente, apenas no caso de você quero instalar essa beleza no seu computador pessoal, que se gosta do que vê.
A distro também oferece suporte para GPUs NVIDIA com o driver gráfico Nvidia 455.45.01 e, como a maioria das distribuições GNU/Linux de Arne Exton, vem com o utilitário Refracta Snapshot pré-instalado. Portanto, neste caso, permite criar seu próprio sistema live Debian Bullseye/ExLight com o ambiente de desktop Enlightenment, ou qualquer outro DE que você quiser.
Quem quiser experimentar o ExLight Linux deve baixar a versão mais recente agora mesmo usando o link de download direto. O ExLight só é compatível com sistemas de 64 bits (x86_64) no momento.
9to5 Linux