Facebook Messenger is working on “Face ID” app lock
It can be enabled right after the user leave Messenger or after a duration
It seems Face ID will NOT be sent to, or stored by Facebook’s servers, according to the description shown in the screenshot pic.twitter.com/pqBQAjOrnd
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 23 de janeiro de 2020
Como isso funciona?
Os usuários poderão habilitar a autenticação de reconhecimento facial em uma tela dedicada e escolher quando desejam que o bloqueio entre em vigor, com as opções disponíveis atualmente incluindo 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora depois de sair do Messenger.
Quando ativado, você precisará usar o Face ID para desbloquear o aplicativo. Você ainda pode usar para mensagens de notificações e atender chamadas se o aplicativo estiver bloqueado. Seu Face ID não é transmitido nem armazenado pelo Facebook, diz a descrição do recurso.
Se você achou familiar o nome Face ID, acertou. Ele também é usado pela Apple para o reconhecimento facial disponível no sistema do iPhone X e outros modelos mais recentes. No entanto, é muito provável que o Facebook o renomeie antes que o recurso seja disponibilizado para todos, principalmente porque também será lançado em dispositivos Android.
Wong diz que a captura de tela foi feita em um dispositivo Android, então o Face ID provavelmente tem um espaço reservado para o aplicativo Messenger.
Preocupações com a segurança fazem Facebook adicionar reconhecimento facial ao Messenger
Apesar do Facebook anunciar o reconhecimento facial para aumentar a segurança, algumas pessoas estão preocupadas com isso. A suspeita é de que, ao fazer parte do aplicativo Messenger, coloque em risco sua privacidade, dados os escândalos nos quais o Facebook esteve recentemente envolvido.
No entanto, normalmente não é possível coletar dados do Face ID de um iPhone, pelo menos teoricamente. Uma varredura de Face ID retorna apenas um êxito ou falha de autenticação ao serviço, sem transmitir nenhuma informação, o que basicamente significa que o Facebook não recebe nenhum dado.
Obviamente, o Facebook provavelmente compartilhará mais detalhes sobre como seu sistema de reconhecimento facial funciona quando o recurso estiver pronto para dispositivo.
Via Softpedia