Facebook bane desenvolvedor do Unfollow Everything e é chamado de falido moralmente no Senado dos EUA!

silver iphone
Photo by Thought Catalog on Pexels.com

Unfollow Everything é uma extensão conhecida por muita gente, especialmente aqueles que querem deixar de usar o Facebook ou até mesmo manter um equilíbrio. No entanto, a extensão tem sido popularizada por aqueles que se reconhecem como viciados na rede social. Mas, não sabia o desenvolvedor que o Unfollow Everything estava ganhando força demais a ponto de incomodar o Facebook.

Imagem reprodução – Twitter do Louis Barclay

O desenvolvedor Louis Barclay, responsável pela extensão que promete ajudar no processo de desintoxicação do Facebook, recebeu uma alerta do próprio Facebook na última quinta-feira, solicitando que a sua extensão fosse retirada do ar.

Recebi uma carta de cessar e desistir dos advogados do Facebook, disse ele. Eles me disseram que fui banido do Facebook para sempre porque fiz o Unfollow Everything, uma extensão para ajudar as pessoas a usar menos o Facebook.”

O que é o Unfollow Everything?

Como dito antes, é uma extensão que permite ajudar pessoas que querem deixar de usar o Facebook. No entanto, a ferramenta é muito eficiente, com ela é possível fazer algumas atividades corriqueiras e necessárias, e são elas:

  • Excluir o Feed de Notícias
  • Deixar de seguir amigos
  • Deixar de participar de grupos
  • Deixar se seguir páginas

Ainda de acordo com o dev, a carta de cessar e desistir chegou depois de alguns meses, pois ele já havia sido banido do Facebook.

E o Facebook?

O Facebook continua colecionando uma lista gigantesca de críticas que vem sendo feitas à empresa desde a semana passada. Com isso, as denúncias realizadas contra a rede social só ganham força e fatos. Alguns ex-funcionários, empresas e profissionais de tecnologia, tem um posicionamento anti-Facebook. No entanto, os últimos 15 dias tem chovido críticas em torno do comportamento do algoritmo da rede social.

Mas, o auge do Facebook em relação ao fracasso da rede, foi atingido na última terça-feira, quando a denunciante do Facebook, Frances Haugen, chamou o Facebook de “falido moralmente”. O fato aconteceu no Senado dos Estados Unidos. Durante o depoimento, Frances ainda disse:

…as escolhas feitas dentro do Facebook eram desastrosas para nossos filhos, nossa privacidade e nossa democracia…”.

E na sexta-feira, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison, após críticas sobre as situações que ocorrem nas redes sociais, disse que o Facebook é o palácio dos covardes e para trolls.

Por fim, parece que o mundo resolveu observar melhor as denúncias leves que sempre foram feitas e estiveram de pé o tempo todo. O Facebook tem sido alvo de muitas críticas, processos e denúncias.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.