No início deste mês havia uma proposta de mudança para remover os drivers X.Org legados com o lançamento do Fedora 37 no final deste ano. O desenvolvedor Adam Jackson da Red Hat propôs a remoção dos drivers VESA e FBDEV X.Org e o código de suporte relacionado do X.Org Server que leva ao uso desses drivers. Isso faz parte do longo esforço de transição do Fedora e do ecossistema Linux mais amplo para ser mais focado em Wayland e com drivers modernos.
Os drivers FBDEV/VESA X.Org dificilmente são mantidos e são efetivamente obsoletos no upstream. Emparelhado com o Fedora que já suporta SimpleDRM e está na vanguarda da inclusão do mais recente código de driver de vídeo/exibição Linux de código aberto, este é um plano bastante confortável. Assim a expectativa é que a alteração deve afetar poucos usuários, com exceção de alguns casos específicos para uso de nicho.
Essa alteração na distribuição Fedora Linux 37 removerá os pacotes de driver xorg-x11-drv-vesa e xorg-x11-drv-fbdev e o código de suporte associado do pacote xorg-x11-server-Xorg.
Nós praticamente não usaremos esses drivers de qualquer maneira, já que temos o simpledrm habilitado agora, disse um dos responsáveis.
Fedora 37 mantém plano de remover drivers X.Org legados
Parece que este plano para remover os drivers X.Org legados continuará! Este informe FESCo foi votado esta semana. Até o momento, já há um sólido +5 para votação e nenhum voto contra. Então, de acordo com as regras do FESCo, parece que isso será aprovado sem sequer passar pela reunião do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora. Um dos participantes levanta a possibilidade desta remoção ficar para o Fedora 38 no ano que vem.
Esta semana Adam Jackson também atualizou a proposta de mudança com detalhes adicionais para usuários preocupados em serem afetados. Consulte esta página diff se estiver preocupado com qualquer impacto potencial da remoção do driver legado.
Além de remover drivers antigos X.Org, descontinuar o suporte ao BIOS legado e assinar conteúdos RPM outra proposta de mudança Fedora 37 apresentada na semana passada é para atualização no RPM 4.18 para garantir uma melhor segurança.
O Fedora 37 está procurando fazer uso da próxima versão RPM 4.18 para o RPM Package Manager. O que torna o RPM 4.18 um pouco mais importante do que a maioria dos lançamentos é esta versão abordando “toda uma classe de symlink lidando com problemas relacionados à segurança”, alguns dos quais cvEs remontam ao ano passado.
Os principais benefícios desta versão são o aumento da segurança e melhorias na experiência de empacotamento.
Fedora 37 planeja usar RPM 4.18 para uma melhor segurança
Além de reforçar a segurança, o RPM 4.18 tem uma funcionalidade de restauração mais robusta e segura, um novo shell interativo para trabalhar com macros incorporadas e lua incorporada, uma nova ferramenta CLI rpmuncompress para desempacotar múltiplas fontes, várias melhorias de macro e outras correções e melhorias de segurança.
O RPM 4.18 contém várias melhorias em relação às versões anteriores, mas em particular esta versão aborda toda uma classe de symlink lidando com problemas de segurança relacionados, alguns com CVE’s, a partir de 2021.
A RPM recebe um teste completo e constante através de cada compilação de pacotes, instalações e atualizações do sistema. Novos recursos podem ser testados especificamente de acordo com sua documentação.
Outras melhorias importantes incluem:
- Uma macro de construções condicional mais intuitivas
%bcond
- Uma funcionalidade mais robusta e segura
--restore
- Peculiaridades de longa data fixadas
%patch
- Dependências fracas aceitam qualificações como e agora
metapre
- Nova concha interativa para trabalhar com macros () e lua incorporada (
rpmspec --shellrpmlua
) - Nova seção de especificações para configuração de compilação
%conf
- E nova ferramenta cli simplifica desempacotar várias fontes
rpmuncompress
- Inúmeras melhorias e correções de macro
- Numerosas correções de analisador OpenPGP e correções de segurança.
Downloads e mais detalhes sobre os planos para usar rpm 4.18 com Fedora 37 podem ser encontrados através do Fedora Wiki. Mais informações sobre esta próxima atualização do Gerenciador de Pacotes RPM via RPM.org.