Fedora 38 liberado para acelerar GnuTLS com kernel TLS

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 37 vai permitir acesso irrestrito ao Flathub

A proposta para acelerar o GnuTLS com kernel TLS foi aprovada para o Fedora 38 que será lançado no início do próximo ano.

Com o objetivo de fornecer maior desempenho para GnuTLS em sistemas Fedora Linux, o Fedora 38 pretende ter o módulo Kernel TLS (KTLS) carregado como parte das políticas de criptografia. 

Fedora 38 liberado para acelerar GnuTLS com kernel TLS

O GnuTLS fará uso do KTLS para transferir criptografia/descriptografia para o kernel e deve ajudar especialmente em casos como dispositivos de bloco de rede na redução de cópias de dados e troca de contexto. Mesmo para sistemas sem hardware de descarregamento de criptografia, o KTLS pode gerar aumentos de desempenho com o trabalho possivelmente terminando em um núcleo de CPU separado do(s) thread(s) do aplicativo.

Os engenheiros da Red Hat esperam que a aceleração do GnuTLS com Kernel TLS leve a migrações de VMs ao vivo mais rápidas, maior velocidade para dispositivos de bloco de rede criptografados e casos de uso semelhantes. 

No caso de problemas de KTLS, o GnuTLS retornará à operação existente no modo de usuário. O Fedora Wiki descreve as mudanças, enquanto a notícia desta semana é que o Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) aceitou esta mudança para o F38, que será lançado no início de 2023.

Fedora 37 esperado para breve

Fedora 38 liberado para acelerar GnuTLS com kernel TLS
Fedora 38 liberado para acelerar GnuTLS com kernel TLS.

Já o Fedora 37 deve chegar logo logo para todos os usuários do sistema e apresenta muitas novidades. Por enquanto, apenas uma versão beta está disponível para testes.

O Fedora 37 beta foi lançado com sucesso e dentro do prazo como uma versão de teste de desenvolvimento antes do lançamento estável planejado para o próximo mês. Sendo assim, o Fedora 37 Beta já está disponível para testes.

O Fedora 37 traz muitas mudanças, incluindo o desktop GNOME 43 mais recente, componentes atualizados da cadeia de ferramentas do compilador, desativação do suporte ARMv7, uma prévia do novo instalador baseado na web Anaconda, suporte oficial para o Raspberry Pi 4 e muito mais.

As várias imagens ISO do Fedora 37 Beta estão disponíveis para download em fedoraproject.org.

O instalador existente do Anaconda baseado em GTK deve permanecer a experiência de instalação padrão para o Fedora 37 neste outono, mas uma proposta de mudança foi apresentada com a esperança de ter uma imagem de visualização pública para a interface baseada na web de próxima geração do Anaconda para instalações.

Foi anunciado no início deste ano que a Red Hat está trabalhando em uma interface de usuário baseada na web para o instalador Red Hat Enterprise Linux e Fedora “Anaconda“. Isso acabará substituindo a interface do instalador Anaconda baseada em GTK existente com a intenção de que a nova interface do usuário seja mais moderna e atualizada.