Fedora 38 quer garantir que os desligamentos e reinicializações sejam mais rápidos

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 38 “Instalador simplificado” com o objetivo de facilitar as implantações de IoT

Uma proposta de mudança que está em discussão neste momento por parte do FESCo ajudaria a garantir que os desligamentos e reinicializações do sistema possam acontecer mais rapidamente no Fedora Linux. A proposta é que isso comece a funcionar já a partir da chegada do Fedora 38. Portanto, a equipe responsável pelo Fedora 38 quer garantir que os desligamentos e reinicializações sejam mais rápidos.

Atualmente, ao reiniciar ou desligar no Fedora Linux, existe a possibilidade de os serviços bloquearem o processo por um período de até dois minutos. Para serviços do sistema que se comportam mal ou ainda concluem tarefas, o atraso de dois minutos pode ser irritante ou francamente frustrante. No entanto, o que está sendo observado agora é limitar essa janela de dois minutos a um período de apenas 15 segundos.

Os engenheiros da Red Hat e o Fedora Workstation Working Group sentem que encurtar essa janela de 2 minutos para 15 segundos é suficiente quanto à quantidade máxima de tempo que um serviço deve precisar para desligar. Esse valor ainda seria configurável para aqueles que executam serviços que podem precisar de mais tempo para desligar de forma adequada e limpa, como para alguns servidores.

Como garantir desligamentos e reinicializações mais rápidos no Fedora 38

Houve um esforço para encurtar esse tempo a montante dentro do systemd, mas isso parou no ano passado. Então, agora a Red Hat está avançando em fazer a mudança para o Fedora. Portanto, estão aguardando a aprovação do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo).

Fedora 38 quer garantir que os desligamentos e reinicializações sejam mais rápidos

“O principal benefício da mudança será mitigar um bug muito irritante e – francamente – embaraçoso. Nossos usuários não devem ter que se sentar aleatoriamente esperando que sua máquina tenha desligamento. Também incentivará o uso correto de APIs inibidoras de desligamento.

Embora essa alteração “encobrir” bugs em serviços sem corrigi-los, enfatizamos que a redução do tempo limite não é apenas uma solução alternativa para serviços com bugs, mas também o design permanente desejado. É claro que é desejável corrigir os bugs subjacentes também, mas não faz sentido exigir isso antes de corrigir o tempo limite de serviço para atender às nossas necessidades.”

Mais detalhes sobre este recurso de “tempo de desligamento mais curto” planejado para o Fedora 38 podem ter acesso por meio do Fedora Wiki.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile