Uma das recentes propostas de mudança para o Fedora 39 em desenvolvimento é enviar o mkosi-initrd do systemd como uma alternativa moderna e superior ao Dracut para a construção de initrds. Sendo assim, o Fedora 39 vai enviar mkosi-initrd como uma alternativa moderna ao Dracut.
Inicialmente mkosi-initrd é definido para ser tratado como um construtor alternativo ao Dracot para construir initrds, mas seu escopo inicial pode ser limitado. A intenção com mkosi-initrd é limpar o processo de construção complicado e ineficiente usado atualmente pelo Dracut.
Fedora 39 vai enviar mkosi-initrd como uma alternativa moderna ao Dracut. A proposta do recurso explica:
mkosi-initrd é um construtor alternativo para initrds. Ele será empacotado no Fedora, para que os usuários possam usá-lo para construir initrds localmente. Um plug-in de instalação do kernel será fornecido para criar o initrd quando um pacote do kernel for instalado. Como meta estendida, os initrds serão construídos em koji e entregues por meio de pacotes rpm.
Como um objetivo ainda maior, os initrds pré-construídos serão usados ??em Unified Kernel Images que podem ser entregues por meio de pacotes rpm….
O processo pelo qual criamos initrds é complicado e ineficiente. Os initrds contêm funcionalidade duplicada e exigem muito esforço do mantenedor. O objetivo desta proposta é introduzir um mecanismo amplamente simplificado de criação do initrd e conteúdo do initrd simplificado.
O projeto mkosi-initrd é um conjunto de arquivos de configuração para mkosi. mkosi é um programa para construir imagens do sistema operacional a partir de pacotes do sistema. Um initrd é construído invocando mkosi com a configuração fornecida por mkosi-initrd.Em vez de criar initrds raspando o sistema de arquivos e descobrindo as dependências novamente, os pacotes existentes e a instalação normal de pacotes via dnf/rpm são usados ??para preencher o initrd.
Isso também significa que o gerenciador de pacotes é responsável por satisfazer as dependências. Em tempo de execução, o systemd é responsável por configurar o ambiente de execução e chamar os programas.Atualmente, initrds construídos desta forma são maiores que initrds construídos por dracut. Eles também têm funcionalidade limitada: muitos tipos comuns de sistemas funcionam bem, mas configurações mais exóticas não são suportadas….
O objetivo dessa mudança é fornecer um mecanismo alternativo. Se o feedback for positivo, podemos considerar o uso de initrds construídos com mkosi-initrd como padrão em determinados cenários. Não há planos para remover dracut em um futuro previsível. Isso significa que, para qualquer caso sem suporte ou que não funcione bem, o dracut continua sendo uma alternativa natural.
Dessa forma, essa alteração é semelhante a Changes/Unified_Kernel_Support_Phase_1, pois fornece uma visualização de uma nova tecnologia como alternativa à abordagem estabelecida atualmente.
Mais detalhes sobre esta alteração proposta para o Fedora 39 no outono podem ser encontrados no Fedora Project Wiki.