A distribuição Fedora 40 planeja unificar /usr/bin e /usr/sbin. Uma das últimas propostas de mudança apresentadas para o Fedora 40 é unificar suas localizações /usr/bin e /usr/sbin .
A proposta de mudança explica:
“O diretório /usr/sbin se torna um link simbólico para bin, o que significa que caminhos como /usr/bin/foo e /usr/sbin/foo apontam para o mesmo lugar. /bin e /sbin já são links simbólicos para /usr/bin e /usr/sbin, então efetivamente /bin/foo e /sbin/foo também apontam para o mesmo lugar. /usr/sbin será removido do $PATH padrão.
A divisão entre /bin e /sbin não é mais útil e as necessidades anteriores não são mais relevantes. O Fedora anos atrás fundiu /bin e /usr/bin e como último passo eles querem unificar /usr/bin e /usr/sbin.”
Fedora 40 deve unificar /usr/bin e /usr/sbin
A proposta de mudança vê isso como uma simplificação tanto para empacotadores quanto para usuários finais, o Fedora será mais compatível com outros locais de distribuição Linux como o Debian, e segue nomes como o Arch Linux que fez a fusão no passado. A mudança ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) para ser lançada no lançamento do Fedora 40 em abril.
Fedora 40 busca utilizar a randomização de endereços MAC WiFi para melhor privacidade
Entre os recursos recentemente propostos para o Fedora 40 está a habilitação da randomização de endereços MAC WiFi por padrão para proporcionar melhor privacidade do usuário.
Aguardando aprovação do Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), o Fedora Linux 40 está procurando empregar “stable-ssid” para randomização de endereços MAC padrão para conexões de rede WiFi gerenciadas pelo NetworkManager.
O NetworkManager com a configuração “stable-ssid” é capaz de fornecer randomização de endereços MAC. O modo de operação “stable-ssid” gerará um endereço MAC estável baseado no SSID da rede e propagado também pela chave por host de /etc/machine-id e /var/lib/NetworkManager/secret_key e um per- identificador de rede de interface.
MAC aleatório
A esperança com esta mudança é melhorar ainda mais a privacidade do usuário, com algumas operadoras de rede e anunciantes rastreando endereços MAC para coletar informações sobre os movimentos do usuário e padrões de uso do dispositivo.
Mais detalhes sobre esta mudança proposta para o Fedora 40 através do Fedora Wiki. O Fedora 40 pretende ser lançado no final de abril.