Fedora 40 reforça segurança do Systemd

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 37 vai permitir acesso irrestrito ao Flathub

A distribuição Linux Fedora 40 reforça segurança do Systemd. Pelo menos é isto o que stá sendo planejado pelos desenvolvedores da distribuição. Assim, o Fedora 40 está planejando fornecer segurança de sistema mais reforçada, aproveitando alguns recursos de segurança de alto nível fornecidos pelo systemd.

O systemd upstream vem com uma série de configurações opcionais que podem ser usadas para aumentar a segurança dos serviços executados pelo systemd. Os desenvolvedores do Fedora agora têm aprovação para habilitar uma série dessas configurações para reforçar suas defesas.

Entre as opções do systemd a serem habilitadas estão PrivateTmp, ProtectSystem, ProtectHome, ProtectClock, ProtectHostname, ProtectKernelModules, PrivateDevices, PrivateNetwork, NoNewPrivileges, ProtectKernelTunables e uma variedade de outras opções que aplicam restrições e isolamento adicionais em torno da execução de serviços do systemd.

Fedora 40 reforça segurança do Systemd

A proposta de mudança descreve os benefícios de segurança do systemd para o Fedora 40 como:

Fedora 40 reforça segurança do Systemd

“Os serviços Fedora receberão um aumento significativo de segurança por padrão, evitando ou mitigando quaisquer vulnerabilidades de segurança desconhecidas nos serviços padrão do sistema. Já que o Fedora incluirá a versão mais recente do systemd e outros componentes e terá visibilidade e controle da configuração padrão dos serviços, pode ir muito além do que o upstream pode suportar diretamente com base em sua versão mínima do systemd.

Como o Fedora já tem a reputação de ser focado na segurança (SELinux habilitado por padrão, sinalizadores de compilador em todo o sistema que habilitam uma série de recursos de segurança, etc.), ele está em uma boa posição para atuar como um ponto de coordenação e integração.

Pode ser a primeira distribuição convencional que permite mais desses recursos de proteção do sistema por padrão e empurrá-los para o upstream sempre que possível. Isso serve a primeira parte, recursos e amigos do Fedora missão respectivamente.”

As mudanças de fortalecimento da segurança do systemd foram aprovadas pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) para estrear no Fedora 40 no começo de 2024.