Depois de ser adiado algumas semanas em relação ao seu objetivo de lançamento original, a distribuição Fedora 36 agora está pronta para ser lançada na próxima semana, terça-feira. Pelo menos esta é a grande expectativa se nenhum novo problema ocorrer até lá. Desta forma, o Fedora Linux 36 deve sair mesmo na próxima semana, mais precisamente dia 10 de maio, como já haviam informado anteriormente.
Depois de ser desafiado por atrasos devido a bugs do bloqueador, na reunião Go/No-Go mais recente, houve a determinação de que as últimas compilações do Fedora Linux 36 estão em boa forma com os bugs do bloqueador eliminados.
Os usuários mais ansiosos para instalar o Fedora Linux 36 hoje sem esperar pela próxima terça-feira, 10 de maio, podem visitar a área de download do 36_RC-1.5. Essa versão mais recente do candidato a lançamento é o que foi aprovado para lançamento na terça-feira como Fedora Linux 36.
Fedora Linux 36 deve sair mesmo na próxima semana e vem com muitas novidades
O Fedora 36 traz mudanças como padronizar as fontes Noto, uma ABI dupla longa IEEE de 128 bits para IBM POWER LE de 64 bits, substituição de drivers FBDEV por SimpleDRM, Wayland por padrão ao usar o driver proprietário NVIDIA, melhorias no Cockpit e muito mais. mais.
Em relação à atualização de pacotes para o Fedora 36, ??há um estado quase final do GCC 12 mais o envio Glibc 2.35, Autoconf 2.71, Golang 1.18, OpenJDK 17, LLVM 14, OpenSSL 3.0, PHP 8.1, Postman 4.0, PostgreSQL 14, Ruby on Rails 7.0 e muito mais. No lado da área de trabalho está o KDE Plasma 5.24, LXQt 1.0 e GNOME 42 como a experiência de desktop padrão do Fedora Workstation. O Fedora continua a viver no limite das últimas versões de pacotes de software.
A confirmação do Fedora Linux 36 ser um “GO” para lançamento na próxima semana foi anunciada nesta quinta-feira na lista de discussão.
Quais erros foram encontrados no Fedora 36?
Os erros encontrados no Fedora 36, que ainda está em fase beta estão ligados ao GNOME. O Fedora 36 estava previsto para ser lançado em 3 de maio de. Assim, como dito, os erros considerados graves estão ligados ao GNOME Contacts.
De acordo com o relatório, ao excluir um contato o aplicativo não o exclui de fato, e ao reiniciar o aplicativo o contato permanece lá. Além disso, o erro é considerado de difícil solução, por isso que o prazo foi estendido.
Mas, também há outros erros. No GNOME Photos ao salvar uma imagem em ~/Fotos ela não será exibida até que reinicie o sistema. Porém, um erro também foi identificado ao criar um álbum. Sobre o álbum o erro é muito parecido com o salvamento de imagens. Assim, ao criar um álbum as fotos não são exibidas até que o usuário faça login novamente.
Além disso, outro erro está ligado ao selinux-policy. O erro impede algumas atualizações devido a erros no SELinux. A falha atinge quem vai atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36. Todos estes erros estão com estado de novo pois não foram identificados antes.