No ano passado, os desenvolvedores e usuários do Fedora estavam discutindo o empacotamento de componentes ROCm para facilitar a implantação desse conjunto de computação GPU de código aberto Radeon. Cinco meses depois, alguns dos componentes do Radeon Open eCosystem chegaram ao Fedora para facilitar a instalação. Porém, os front-ends HIP e OpenCL para o ROCm ainda não foram empacotados com sucesso. Agora, o Projeto Fedora tem novidades para pacotes Radeon ROCm, mas ainda precisa lançar OpenCL/HIPora.
Jeremy Newton, que trabalha para a AMD, mas é um contribuidor do Fedora e trabalhando nesses pacotes em seu tempo pessoal, forneceu uma atualização sobre o atual esforço de empacotamento do AMD ROCm. Ele foi capaz de obter alguns dos pacotes ROCm empacotados para o Fedora. No entanto, o bloqueador principal está precisando obter um front-end como o OpenCL do ROCm ou os bits HIP do ROCm para portar do CUDA para serem empacotados, então este trabalho será útil para terminar- Comercial.
Fedora tem novidades para pacotes Radeon ROCm, mas ainda precisa lançar OpenCL/HIPora
Alguns pacotes AMD ROCm estão disponíveis no Fedora 36, mas ainda não são suficientes para usuários finais que desejam começar a desfrutar da portabilidade OpenCL e HIP de código CUDA para aceleração de GPU Radeon nesta distribuição popular. A posição formal da AMD para pacotes ROCm está focada nas principais distribuições corporativas de Linux e onde elas hospedam seus pacotes oficiais.
Jeremy configurou um repositório ROCm OpenCL Copr para aqueles que desejam experimentar seus pacotes experimentais nessa frente. Ele observou:
Eles são um pouco ásperos, mas no final das contas eu não tenho a capacidade de ser o principal mantenedor deles. Com isso dito, encorajo qualquer pessoa a tomar livremente meu trabalho como ponto de partida. também estar interessado em ajudar de forma não-comprometida a manter os pacotes atualizados se eles chegarem ao Fedora
Ele também notou algumas complicações com o design do ROCm:
Eu acho que a única coisa que mais me incomoda é o pacote. Ambos incluem uma biblioteca estática chamada “ROCclr” e alguns cabeçalhos OpenCL mais antigos. O HIP também inclui alguns dos pacotes rocm-opencl.
Veja este tópico da lista de discussão para as atualizações mais recentes dos pacotes ROCm para o Fedora.
A distribuição Linux Fedora 36 está planejando usar o plocate como seu novo provedor do comando locate para encontrar arquivos em sistemas de arquivos. O Plocate deve permitir uma localização ainda mais rápida de arquivos no disco, além de usar menos ciclos de CPU. Portanto, o Fedora Linux 36 planeja usar plocate como substituição ao “localizar”.
Via Phoronix