Os engenheiros da Red Hat estão procurando reforçar nas edições Fedora IoT, CoreOS e Server quando as atualizações de firmware estiverem disponíveis para o hardware em uso.Assim, a distribuição Fedora vai alertar melhor os administradores do servidor sobre atualizações de firmware.
Para aqueles que executam o Fedora Workstation ou sistemas de desktop Fedora semelhantes, o GNOME Software ou o Plasma Discover já mostrarão graficamente quando houver atualizações de firmware disponíveis para o seu sistema.
No entanto, para ser mais proativo em informar os usuários sobre atualizações de firmware em sistemas CLI/headless, a Red Hat está procurando aprimorá-lo com relatórios de mensagem do dia no Fedora 39.
Fedora vai alertar melhor os administradores do servidor sobre atualizações de firmware
De acordo com a proposta apresentada esta semana, o cronômetro fwupd-refresh systemd seria ativado por padrão nas edições Fedora IoT / CoreOS / Server. Este temporizador atualiza os metadados fwupd do LVFS e pode atualizar o relatório de Mensagem do Dia (MOTD) para indicar a disponibilidade de atualização de firmware.
Com esta proposta, nenhuma atualização de firmware ocorrerá automaticamente, mas basta informar ao usuário quando as atualizações de firmware estiverem disponíveis, pois muitas vezes são em nome de correção de bugs ou tratamento de segurança.Mais detalhes sobre esta proposta de mudança para o Fedora 39 podem ser encontrados no Fedora Wiki.