Ainda não foi desta vez e a distribuição Linux Fedora Workstation adia a estreia do Instalador Anaconda Web UI para o Fedora 41 que deve chegar no final deste ano. Por mais de dois anos, os engenheiros da Red Hat que trabalham no instalador Anaconda têm trabalhado em uma interface de instalação moderna baseada na web que se integra ao Cockpit.
Esta é uma alternativa atualizada à interface do instalador baseada em GTK para implantar o Fedora Linux e, eventualmente, o RHEL também. A esperança era oferecer esta opção de instalador de UI da web para o Fedora Workstation 40, mas agora isso foi adiado para o Fedora 41.
Houve uma proposta de mudança aprovada para o Fedora 40 para oferecer a UI da web Anaconda para o Fedora Workstation por padrão. A proposta previamente aprovada diz:
“A nova UI baseada no PatternFly foi desenvolvida pela equipe Anaconda já há algum tempo e gostaríamos de disponibilizá-la aos usuários do Fedora para aprimorar e modernizar a experiência de instalação. Como primeiro passo neste processo de adoção do usuário, estamos visando Apenas estação de trabalho Fedora.”
Fedora Workstation adia estreia do Instalador Anaconda Web UI para o Fedora 41
No entanto, veio à tona um problema surpreendente que agora fez com que esse recurso fosse desviado para o Fedora 41. A questão foi levantada sobre uma diferença importante no comportamento durante a configuração de armazenamento/disco entre o instalador existente e a nova solução de UI da web. Com o comportamento existente no Fedora 39 e anteriores, o usuário poderia colocar na fila as alterações de armazenamento a serem feitas para a instalação e aplicá-las em lote após todas as alterações terem sido feitas.
Porém, com a IU baseada no Cockpit, as alterações de armazenamento são aplicadas imediatamente conforme selecionadas. Com as alterações de armazenamento sendo aplicadas imediatamente, e não ao final de todas as alterações na configuração de armazenamento, há uma preocupação válida de que um clique errado ou outro problema de configuração incorreta de armazenamento possa levar à perda de dados não intencional.
Para evitar o risco de perda de dados não intencional devido a esta diferença fundamental na forma como as alterações na configuração de armazenamento são feitas, o Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) decidiu adiar a mudança do instalador da UI da web para o ciclo Fedora 41.
A FESCo decidiu:
- ACORDADO: Changes/AnacondaWebUIforFedoraWorkstation foi adiado para F41.
A FESCo e a QA ajudarão a organizar testes em massa no início do ciclo F41, logo após a F40 GA. (+5, 0, 0)
Portanto, será necessário esperar mais antes de encontrar esta nova interface web do instalador do Fedora Linux por padrão na estação de trabalho Fedora… Se tudo correr bem, a estação de trabalho Fedora 41 será lançada no outono.