Nos últimos meses, houve uma proposta de mudança discutida sobre a adição de “-fno-omit-frame-pointer” aos sinalizadores de compilação padrão para pacotes sendo construídos para o Fedora Linux. Adicionar essa opção melhoraria a capacidade de criação de perfil e depuração dos pacotes, mas com possíveis implicações de desempenho. O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) já rejeitou esta controversa proposta de mudança. Portanto, o FESCo do Fedora rejeita “-fno-omit-frame-pointer” como sinalizador padrão do compilador.
Como uma proposta de mudança iniciada pelos desenvolvedores do Meta/Facebook, eles queriam que -fno-omit-frame-pointer e -mno-omit-leaf-frame-pointer fossem adicionados aos sinalizadores de compilação C/C++ padrão. a eficácia das ferramentas de criação de perfil e depuração, mas com alguma possível sobrecarga de desempenho.
A opção do compilador garante que um ponteiro de quadro esteja sempre disponível, mas ao omiti-lo atualmente, três instruções por função são salvas e o registro de ponteiro de base/quadro RBP pode ser usado como um registro de uso geral para outros propósitos.
FESCo do Fedora rejeita a ideia de “-fno-omit-frame-pointer” como sinalizador padrão do compilador
Os engenheiros da meta acreditam que qualquer custo de desempenho é pequeno e vale a pena, enquanto os engenheiros da SUSE citaram anteriormente possíveis regressões de 5 a 10%.
Nos últimos meses, as partes interessadas do Fedora continuaram debatendo se “-fno-omit-frame-pointer” por padrão faz sentido para melhorar as características de depuração/criação de perfil para todos os pacotes, mas com custos de desempenho debatidos. O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora votou na semana passada e rejeitou a proposta de mudança.
Observou- se que a equipe do Red Hat Platform Tools se opôs a isso. O FESCo, por sua vez, rejeitou com votação na base de +2, 1, -4.
Desde então, alguns já questionaram o FESCo e estão tentando trazer essa proposta de mudança mais uma vez, mas não parece que isso acontecerá pelo menos no curto prazo. O debate sobre este comportamento do pointer-fno-omit-frame para o Fedora pode ser encontrado através deste ticket de emissão do FESCo.