Alguns dias atrás, a equipe de desenvolvimento do Firefox DevTools lançou o novo WebSocket Inspector, que será lançado para a versão do Firefox 71.
O novo recurso está disponível como uma API e permite criar uma conexão persistente entre um cliente e um servidor.
A API envia e recebe dados a qualquer momento, é usada principalmente em aplicativos que requerem comunicação em tempo real. De acordo com os desenvolvedores da função, embora seja possível trabalhar diretamente com a API, algumas bibliotecas existentes são úteis e economizam tempo. Essas bibliotecas podem ajudar com falhas de conexão, proxy, autenticação e autorização, escalabilidade e muito mais.
O Firefox DevTools WebSocket Inspector atualmente é compatível com Socket.IO e SockJS e, de acordo com a equipe de desenvolvimento, outras mídias serão suportadas em breve, incluindo SignalR e WAMP.
O WebSocket Inspector faz parte da interface do usuário do painel “Rede” no DevTools, embora já pudesse filtrar o conteúdo das conexões WS abertas neste painel, mas até agora não havia possibilidade de ver os dados reais transferidos pelo Quadros WS.
Sobre o WebSocket Inspector no Firefox 71
O novo WebSocket Inspector atualmente é compatível com Socket.IO, SockJS e JSON e, de acordo com a equipe de desenvolvimento, gradualmente tem mais suporte, incluindo SignalR e WAMP.
Dados úteis baseados nesses protocolos são analisados e exibidos como uma árvore expansível para facilitar a inspeção. No entanto, você ainda pode ver os dados brutos (como eles foram enviados no feed).
O WebSocket Inspector possui uma interface do usuário que oferece um novo painel “Mensagens” que pode ser usado para inspecionar os quadros WS enviados e recebidos através da conexão WS selecionada.
Neste painel “Mensagens”, os dados das caixas enviadas são mostrados com uma seta verde e as caixas recebidas são mostradas com uma seta vermelha. Para focar em mensagens específicas, é possível filtrar os quadros.
Embora as colunas “Dados” e “Hora” estejam visíveis por padrão, elas oferecem opções para personalizar a interface para exibir mais colunas clicando com o botão direito do mouse no cabeçalho.
Quando você seleciona um bloco da lista, uma visualização é exibida na parte inferior do painel “Mensagens”.
Por outro lado, você também pode usar o botão Pausar/Continuar na barra de ferramentas do painel Rede para interromper a interrupção do tráfego.
A equipe do Firefox DevTools ainda está trabalhando em alguns pontos desta versão. Isso inclui: um visualizador de dados binários útil, que indica conexões fechadas, mais protocolos (SignalR e WAMP, como mencionado acima) e a exportação de quadros.
O WebSocket Inspector continua melhorando, mas a equipe do FireTox DevTools já o disponibilizou para os desenvolvedores que desejam testá-lo antes da data de entrega.
O WebSocket Inspector agora está disponível no Firefox Developer Edition 70. Ele será publicado no Firefox 71. Para alguns desenvolvedores, essa é uma grande melhoria para o navegador Firefox.
Fonte: Ubunlog