Fitbit pode lançar smartwatch com ferramentas para medir sua pressão arterial

fitbit-pode-lancar-smartwatch-com-ferramentas-para-medir-sua-pressao-arterial

Os smartwatches já contam com excelentes funções, como aferição de frequência cardíaca, por exemplo. Alguns inclusive já contam com um sensor para pressão arterial. A Fitbit recentemente solicitou uma patente para um display sensível à força, o que pode facilitar a leitura da pressão arterial com um sensor diferente dos existentes no mercado. Como é apenas uma patente, não é garantido que esse recurso chegue à produção em um relógio inteligente Fitbit ou Pixel. Mas, ainda é uma esperança para os que precisam de um recurso como este em um dispositivo vestível.

Patente Fitbit revela smartwatch com sensor para medição de pressão arterial

A patente foi descoberta pelo The Verge (Via: Phone Arena) e mostra um design inspirado no manguito de pressão arterial padrão. Isso difere do mecanismo da maioria dos relógios atualmente vendidos nos EUA que medem a pressão arterial. Em vez de usar um sensor PPG para medir com precisão a pressão arterial quando usado, esse design sugere que a pressão arterial seria medida de maneira semelhante a um manguito de medição de pressão arterial normal.

Isso envolve a obstrução do fluxo sanguíneo na artéria e o alívio gradual da pressão. Isso fornece à equipe médica as informações necessárias para determinar quando o fluxo sanguíneo é retomado (leitura sistólica) e quando o coração começa a relaxar mais uma vez (leitura diastólica).

Embora seja um design e uma ideia muito interessantes, o Phone Arena lembra que isso não é novo. A Samsung incluiu a medição da pressão arterial em seus relógios Galaxy há algum tempo, embora empregue um mecanismo diferente que exige calibração regular para um manguito convencional. Além disso, existe o Omron Heart Guide, que é um smartwatch aprovado pelo FDA e cuja pulseira também pode ser usada como manguito inflável.

Ainda assim, seria interessante ver como será o giro do Fitbit nessa tecnologia, ou seja, se realmente conseguir. Uma das preocupações envolve o fato de que a marca Fitbit agora ficou em segundo plano em relação à marca Pixel mais premium e ao primeiro smartwatch produzido no ano passado.

Além disso, as patentes registradas raramente são uma fonte confiável de notícias sobre os próximos lançamentos de produtos, pois às vezes são arquivadas como uma ferramenta legal para preservar ideias e “pedir opiniões” sobre certas inovações. De qualquer forma, esperamos que esse sensor chegue ao mercado em algum momento, já que seria uma excelente ferramenta para aferir a pressão arterial das pessoas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile