O FLAC 1.4 foi lançado na sexta-feira como o “Free Lossless Audio Codec”, conhecido por sua excelente compactação sem perdas para áudio digital.
Já se passaram quase dez anos desde o lançamento do FLAC 1.3 (maio de 2013), enquanto sexta-feira trouxe o lançamento da série FLAC 1.4. Com o FLAC 1.4, agora há otimizações de desempenho focadas em hardware ARMv8 (AArch64) que possui instruções NEON. O desempenho do AArch64 deve ser muito melhor com esta nova versão FLAC da Apple M1/M2 para Ampere Altra e vários outros hardwares.
Em relação ao x86_64, o FLAC 1.4 traz acelerações para processadores Intel / AMD com suporte a instruções FMA.
FLAC 1.4 lançado depois de 10 anos com otimizações AArch64
Alguns dos outros trabalhos no FLAC 1.4 incluem codificação/decodificação PCM de 32 bits, codificação de arquivos com taxas de amostragem de até 1’048’575Hz, melhorias de codificação predefinidas, a documentação do formato FLAC foi reescrita, melhorias no sistema de compilação CMake e uma ampla variedade de outras adições e correções.
Downloads e mais detalhes sobre a atualização do FLAC 1.4 via GitHub. Enquanto isso, aqui estão vários benchmarks de CPU FLAC 1.4 em x86_64 e AArch64 para os interessados.
Intel fala sobre sua aceleração oneVPL dentro do FFmpeg
No mês passado, a Intel começou a receber suporte oneVPL no FFmpeg como sua biblioteca de processamento e aceleração de vídeo que faz parte de seu kit de ferramentas oneAPI.
A biblioteca de processamento de vídeo oneVPL suporta execução baseada em CPU, bem como aceleração nativa de GPU Intel para seu mais recente hardware Gen12/Xe com foco em hardware Arc Graphics/DG2, visando o Intel Media SDK para suas GPUs mais antigas e pode ser adaptado para outros possíveis back-ends.
Esse suporte Intel oneVPL no FFmpeg complementa o suporte da API de aceleração de vídeo (VA-API) que está há muito tempo no FFmpeg e também é suportado pelas GPUs Intel.
Para aqueles curiosos sobre esta integração FFmpeg oneVPL, a Intel publicou agora um novo artigo de desenvolvedor Intel.com descrevendo a integração para os interessados. Embora essa integração oneVPL esteja dentro do FFmpeg upstream, existe também o repositório FFmpeg “Cartwheel” da Intel. O repositório FFmpeg Cartwheel da Intel é onde eles estão enfileirando seus patches antes do upstream.
O repositório do GitHub cartwheel-ffmpeg é a área de teste da Intel para patches que eles estão trabalhando em upstreaming para o FFmpeg. Existem dezenas de patches que afetam VA-API, QSV e muito mais. Dezenas de patches da Intel ainda trabalhando para serem upstream. Particularmente para DG2/Alchemist, é onde obter o melhor suporte até que todo esse trabalho tenha chegado ao próprio FFmpeg.