Flathub busca financiamento para adicionar pagamentos, doações e assinaturas

Flathub busca financiamento para adicionar pagamentos, doações e assinaturas
flathub

O Flathub caminha para ser o mecanismo principal para instalação de programas no Linux, mesmo com a forte concorrência dos pacotes Snap e outras opções. Sendo assim, em busca de um maior crescimento e melhorar a performance, o Flathub quer financiamento para adicionar pagamentos, doações e assinaturas.

A proposta está disponível no Plaintext Group GitHub, que foi enviada por Robert McQueen, CEO da Endless OS Foundation e presidente do Conselho do GNOME. Para contextualizar esta ação, o Plaintext Group é “uma iniciativa de política de inovação tecnológica apartidária que está sendo desenvolvida pela Schmidt Futures” (a Schmidt Futures foi fundada pelo ex-CEO do Google, Eric Schmidt).

De acordo com a proposta, eles estão tentando incentivar mais “participação no ecossistema de aplicativos Linux e remover barreiras financeiras que impedem a participação diversificada” e já estão trabalhando para adicionar doações e pagamentos no Flathub via Stripe e verificar desenvolvedores também com este ano, acrescentando assinaturas, doações recorrentes, novas ferramentas de revisão para evitar abusos, verificação de segurança automatizada e muito mais para, eventualmente, tornar o Flathub autossustentável. Este é um esforço conjunto entre o GNOME e o KDE.

Flathub busca financiamento para adicionar pagamentos, doações e assinaturas

O que eles estão tentando fazer é obter financiamento extra para ajudar no objetivo de expandir o Flathub, conforme explicado na proposta de que estão buscando $ 100.000 USD do Plaintext Group para cobrir o orçamento restante necessário para permitir tudo isso.

Nota: esta proposta existe desde novembro de 2022, quando a própria proposta foi aceita no repositório GitHub para consideração.

O que você acha disso? Especialmente interessante com a Canonical indo recentemente na direção oposta, fazendo com que os sabores do Ubuntu removam o Flatpak por padrão.

Flathub também está passando por um rebranding.

Flathub quer se tornar a loja de aplicativos universal do Linux

Flathub busca financiamento para adicionar pagamentos, doações e assinaturas

Flathub é uma excelente alternativa à Snap Store da Canonical. E tem sido um portal popular como repositório Flatpak. Agora, o Flathub quer se tornar a loja universal de aplicativos Linux. Para isso, as mudanças já foram iniciadas.

O pessoal do Flathub está dando um passo adiante ao iniciar uma reformulação completa da marca e planos para evoluir a plataforma. Vamos ver o que o futuro do Flathub reserva. Mas, aparentemente, a experiência deve ser melhorada.

A aparência do Flathub está pronta para mudar com o rebranding liderado por Jakub Steiner do GNOME. Ele se concentrou em tornar a nova identidade do Flathub não muito barulhenta, com os holofotes sempre voltados para os próprios aplicativos.

A Fundação GNOME e o KDE têm feito um bom progresso para construir e melhorar o Flathub. Tem evoluído a um ritmo impressionante desde o seu lançamento em 2017. Em uma proposta recente no mês passado, algumas coisas interessantes foram planejadas com foco em tornar o Flathub um ecossistema de aplicativos Linux que incentiva seus editores.

Em termos mais simples, eles querem transformar o Flathub em uma loja de aplicativos completa que permitirá que os editores lucrem com seus aplicativos, o que deve melhorar a situação do financiamento. Essas barreiras financeiras impedem que desenvolvedores em potencial desenvolvam aplicativos de código aberto, o que, por sua vez, dificulta o crescimento do ecossistema de código aberto como um todo.