O Flatpak 1.15 chegou nesta segunda-feira como o mais novo lançamento de teste para essa tecnologia de distribuição de aplicativos e sandbox de código aberto cada vez mais usada. O novo Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson.
A novidade do Flatpak 1.15.0 é permitir que ele seja construído sob o popular sistema de construção Meson como uma alternativa ao Autotools. Os desenvolvedores do Flatpak já estão analisando a eliminação gradual do suporte ao sistema de compilação do Autotools durante este ciclo instável atual do 1.15 ou para o 1.17.
Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson
O Flatpak 1.15 agora também permite a chamada de sistema modify_ldt como parte do uso “–allow=multiarch” para suportar a execução de executáveis ??de 16 bits com algumas versões do Wine.
A falta de acesso à chamada do sistema modify_ldt estava impedindo que o Wine fosse executado no Flatpak em algumas configurações. No entanto, modify_ldt apresenta a possibilidade de vazamento de informações e os desenvolvedores do Flatpak reconhecem a possibilidade de aumentar a superfície de ataque. A chamada de sistema modify_ldt é usada para leitura/gravação na tabela de descritores locais (LDT) de um processo.
O Flatpak 1.15 agora também compartilha o soquete GSSPROXY para atuar como um portal para autenticação Kerberos, uma variável “httpbackend” para programas como o GNOME Software para detectar compatibilidade com libflatpak e uma variedade de correções de bugs.
Correções de bugs:
- Encerra os serviços flatpak-session-helper e flatpak-portal quando a sessão terminar, para que os aplicativos não herdem endereços de soquete Wayland e X11 desatualizados;
- Ao usar fishshell, não sobrescreva um XDG_DATA_DIRS definido anteriormente;
- Não tente habilitar o HTTP 2 se estiver vinculado a uma versão da libcurl que não o suporta;
- Para o systemd relatando que o auxiliar de sessão falhou quando encerrado por
um sinal; - Corrige um aviso ao listar um documento sem permissões;
- Correção da compilação com GLib 2.66.x (como usado no Debian 11);
- Corrige a compilação com GLib 2.58.x (como usado no Debian 10);
- Torna os arquivos gerados mais reproduzíveis;
- Atualizações de tradução: cs, id, pl, pt_BR.
Mudanças internas:
- Atualiza o logotipo do projeto no README;
- Atualiza o subprojeto libglnx.
Downloads e mais detalhes sobre a versão de desenvolvimento do Flatpak 1.15 via GitHub.