Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson

Esta versão acaba de ganhar também muitos outros recursos importantes.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O Flatpak 1.15 chegou nesta segunda-feira como o mais novo lançamento de teste para essa tecnologia de distribuição de aplicativos e sandbox de código aberto cada vez mais usada. O novo Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson.

A novidade do Flatpak 1.15.0 é permitir que ele seja construído sob o popular sistema de construção Meson como uma alternativa ao Autotools. Os desenvolvedores do Flatpak já estão analisando a eliminação gradual do suporte ao sistema de compilação do Autotools durante este ciclo instável atual do 1.15 ou para o 1.17.

Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson

O Flatpak 1.15 agora também permite a chamada de sistema modify_ldt como parte do uso “–allow=multiarch” para suportar a execução de executáveis ??de 16 bits com algumas versões do Wine.

Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson
Flatpak 1.15 ganha suporte ao sistema de compilação Meson.

A falta de acesso à chamada do sistema modify_ldt estava impedindo que o Wine fosse executado no Flatpak em algumas configurações. No entanto, modify_ldt apresenta a possibilidade de vazamento de informações e os desenvolvedores do Flatpak reconhecem a possibilidade de aumentar a superfície de ataque. A chamada de sistema modify_ldt é usada para leitura/gravação na tabela de descritores locais (LDT) de um processo.

O Flatpak 1.15 agora também compartilha o soquete GSSPROXY para atuar como um portal para autenticação Kerberos, uma variável “httpbackend” para programas como o GNOME Software para detectar compatibilidade com libflatpak e uma variedade de correções de bugs.

Correções de bugs:

  • Encerra os serviços flatpak-session-helper e flatpak-portal quando a sessão terminar, para que os aplicativos não herdem endereços de soquete Wayland e X11 desatualizados;
  • Ao usar fishshell, não sobrescreva um XDG_DATA_DIRS definido anteriormente;
  • Não tente habilitar o HTTP 2 se estiver vinculado a uma versão da libcurl que não o suporta;
  • Para o systemd relatando que o auxiliar de sessão falhou quando encerrado por
    um sinal;
  • Corrige um aviso ao listar um documento sem permissões;
  • Correção da compilação com GLib 2.66.x (como usado no Debian 11);
  • Corrige a compilação com GLib 2.58.x (como usado no Debian 10);
  • Torna os arquivos gerados mais reproduzíveis;
  • Atualizações de tradução: cs, id, pl, pt_BR.

Mudanças internas:

  • Atualiza o logotipo do projeto no README;
  • Atualiza o subprojeto libglnx.

Downloads e mais detalhes sobre a versão de desenvolvimento do Flatpak 1.15 via GitHub.

Compartilhe este artigo