O Steam é uma plataforma conhecida mundialmente por nos dar a opção de ter a possibilidade de comprar milhares de jogos para rodá-los em nossos computadores Windows, macOS ou até mesmo Linux. Seu fundador, Gabe Newell, lançou um grande desafio a todas as pessoas que eram alfabetizadas em informática: tentar hackear sua própria conta do Steam para descobrir o que tinham em sua biblioteca.
13 anos depois deste desafio, o relato de Gabe Newell continua a ser um grande mistério para todas as pessoas que sonham em olhar para o que uma figura tão icônica como esta representa. Mas Gabe ainda deu as facilidades necessárias para poder acessar o Steam: seu nome de usuário e senha totalmente públicos.
Gabe Newell confia no Steam Guard com provas em mãos
O resto é simples. O nome de usuário de Gabe é GabeN@valvesoftware.com e a senha é (era) MoolyFTW, como ele tornou público na CeBIT 2011. Com esses dados, eles foram solicitados a tentar hackear sua conta do Steam, algo que a priori é muito simples. A única condição era que ninguém pudesse acessar seu e-mail corporativo associado ao Steam.
Mas embora possa parecer muito simples, este desafio foi lançado juntamente com o ‘obstáculo’ que existe para alcançá-lo, é o Steam Guard. O sistema de autenticação de dois fatores prometia tornar a plataforma muito mais segura, e é por isso que o fundador da empresa depositou toda a sua confiança no sistema que apresentou. Com isso ativado, esse desafio de hackeá-lo foi lançado. Algo que tem sido complicado.
Treze anos se passaram e nenhum acesso não autorizado a esta conta Steam foi relatado, fazendo com que o Steam Guard tenha provado que funciona muito bem. O único problema que tem (e que Newell reconheceu) está nas contas de e-mail associadas. E é que ser capaz de acessá-los será capaz de contornar o sistema de segurança Steam. Embora isso seja algo que acontece indiretamente.
Fundador do Steam desafia hackers e 13 anos depois, ninguém conseguiu invadir sua conta
Obviamente, os sistemas de segurança vêm aumentando desde 2011 com a inclusão do sistema de autenticação de dois fatores ou a configuração de dispositivos externos confiáveis, como um telefone celular. Mas isso não fez com que a confiança na Guarda fosse retirada por ter o desafio ativo e como recompensa conhecer o interior dessa conta que agora permanece completamente privada. Se alguém será capaz de alcançá-lo nos próximos anos é um mistério, mas sem dúvida quem o alcançar será um grande marco no mundo da internet.
Embora agora tenhamos sido capazes de testar se esta conta existe, mas parece que a senha mudou desde 2011 sem ter dado uma nova. Da mesma forma, o fato de ninguém ter conseguido contornar a segurança do Steam Guard continua sendo um grande desafio. Um sistema que só tem o e-mail associado como impedimento e que, como dissemos, vem evoluindo com o acesso por meio de aplicativos.