Fundadora do Rocky Linux lança sua própria interface Red Hat Ansible: Ascender

Fundadora do Rocky Linux lança sua própria interface Red Hat Ansible: Ascender

O CIQ lança sua própria interface Red Hat Ansible: Ascender. A CIQ, parceira fundadora de suporte e serviços da Rocky Linux, personalizou sua própria versão, Ascender, no front-end Ansible AWX para o popular programa DevOps Ansible. A ideia surgiu diante das restrições da Red Hat, essa decisão que gerou revoltas em todas as comunidades Linux, especialmente as que precisam do código aberto, ainda não tem fim.

A quem diga que o tempo alivia, mas neste caso a Comunidade Linux tem se movimentado criando soluções. Afinal, chorar no pé da Red Hat não adianta, pois a empresa já se adequou ao novo jeito IBM de ser. Desta forma, nenhuma atitude que foi tomada causa espanto. Sobre o Ascender, a CIQ, que é a empresa por trás do Rocky Linux, não anda tendo boas conversas com a Red Hat by IBM. No entanto, a CIQ deixou claro que não bifurcou o Ansible.

Veja o comunicado da CIQ sobre o novo Ascender:

Não bifurcamos Ansible ou AWX. Se decidirmos fazer alterações no Ansible ou no AWX, contribuiremos com elas no upstream. Se essas alterações não forem aceitas no upstream, elas poderão ser obtidas por meio de nosso repositório Git público, onde a comunidade pode acessar, aprimorar e use nossa versão.

Explicou Gregory Kurtzer, CEO da CIQ.

Os principais recursos do Ascender incluem gerenciamento centralizado, controle de acesso baseado em função (RBAC), auditoria e geração de relatórios e uma interface de programação de aplicativo de transferência de estado representacional (API REST). No geral, o Ascender facilita o gerenciamento de sistemas por meio de uma interface da Web fácil de usar ou por programação. Esses recursos facilitam a manutenção e dimensionamento da infraestrutura de automação, aprimoram a segurança e a conformidade, auxiliam na conformidade, solução de problemas e análise de desempenho e permitem que aplicativos e serviços de terceiros se integrem ao Ascender.

A plataforma permite que um único administrador aplique patches complexos, padrões de proteção de segurança ou outras alterações em uma frota de servidores, ou dispositivos com um simples clique, ou uma chamada de API. Ele também possui recursos de relatórios integrados para rastrear patches e o estado atual dos servidores Rocky Linux e Windows. O código do Ascender esta disponível no Git.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.