Tecnologia

Futuros sistemas Intel não devem ter compatibilidade com firmware de código aberto

Outro engenheiro antigo da Intel Linux se junta ao Google
Intel suspende operações na Rússia

De acordo com o Coreboot camp, os futuros sistemas Intel com FSP 3.0 e Universal Scalable Firmware (USF) serão ainda menos amigáveis para firmware de sistema de código aberto. Assim, se alguém tinha esperança de melhoras, pode esquecer.

O desenvolvedor do Coreboot Philipp Deppenwiese “Zaolin”, que é CEO da empresa de segurança alemã Immune e fundador da 9elements Security e fortemente envolvido na cena do firmware de código aberto, compartilhou algumas más notícias esta semana. Ele tuitou o seguinte:

Com o FSP 3.0 da Intel (o pacote de suporte de firmware de última geração) e o USF (firmware escalável universal), ele diz que está “basicamente tornando-se totalmente de código fechado no lado do firmware”.

Futuros sistemas Intel não devem ter compatibilidade com firmware de código aberto

Desde então, a informação é de que os novos componentes de firmware da Intel, a inicialização do hardware da Intel será basicamente deixada para um binário e o Coreboot será ainda mais restrito em quais opções e controles ele possui em torno do blob binário. Alguns dos desenvolvedores envolvidos têm NDA/informações embargadas que serão compartilhadas posteriormente/tornadas públicas assim que as plataformas usando FSP 3.0 e USF estiverem disponíveis.

Firewalld 1.1 lançado com novos serviços adicionados

Após o lançamento do Firewalld 1.0 , acaba de sair o Firewalld 1.1 como a próxima grande atualização deste daemon de firewall Linux.

  • O Firewalld 1.1 adiciona suporte para vários novos serviços para ajustar facilmente o comportamento do firewall e várias melhorias de baixo nível.
  • O suporte HTTP/3 é facilmente exposto para abrir facilmente a porta UDP 443 para esta próxima iteração de HTTP usando QUIC como protocolo de transporte;
  • Suporte Jellyfin para abrir suas portas HTTP/HTTPS/auto-descoberta para este sistema de mídia de software livre;
  • Suporte WS-Discovery e WP-Discovery Client para abrir as portas para o uso do Web Services Dynamic Discovery;
  • Serviço Apple Filing Protocol (AFP) para abrir a porta TCP 548 para o Apple Filing Protocol (nee AppleTalk Filing Protocol) que faz parte dos Apple File Services;
  • Um arquivo de serviço ZeroTier para essa rede segura entre dispositivos locais, na nuvem, desktop e móveis;
  • Suporte para uma construção de imagem de contêiner OCI com Firewalld.

Mais detalhes sobre o lançamento do recurso Firewalld 1.1 via GitHub.

Intel envia mais alterações de driver gráfico para Linux 5.18

A Intel enviou na semana passada outro lote de atualizações do driver gráfico do kernel i915 para o DRM-Next para enfileirar antes da janela de mesclagem do Linux 5.18 do próximo mês.

Este último PR baseia-se em rodadas anteriores de trabalho para Linux 5.18, incluindo suporte à plataforma DG2-G12, suporte Alder Lake N, melhorias de desempenho para DG2/Alchemist e outras alterações.

Este último tem muito recurso relacionado à exibição. Existem correções de IPS de exibição, atualizações de DP 128b/132b, uma “limpeza de código de exibição importante” enquanto se trabalha para corrigir o manuseio do DisplayPort DFP 4:2:0, grandes atualizações de joiner, correções para o código de exibição DG2/Alchemist e mais. Há também correções PSR2 de atualização automática do painel, correções PHY do Alder Lake P, suporte a PCH para o Alder Lake N e outras alterações de baixo nível.

A lista completa das alterações do driver gráfico Intel desta semana para o DRM-Next pode ser encontrada por meio da solicitação pull.

Via Phoronix