GCC Rust aprovado pelo Comitê de Direção deve fazer parte do GCC 13

Compilador GCC 10.5 lançado para encerrar a série
GCC Rust aprovado pelo Comitê de Direção deve fazer parte do GCC 13

O GCC Steering Committee aprovou o front-end GCC Rust fornecendo suporte à linguagem de programação Rust pela GNU Compiler Collection. Este front-end do Rust provavelmente será mesclado antes do lançamento do GCC 13 no próximo ano.

O Comitê de Direção do GCC esta manhã anunciou que o front-end do Rust “GCC Rust” é apropriado para inclusão na base de código principal do GCC. Este é o esforço que está em andamento há algum tempo como uma alternativa ao compilador oficial baseado em LLVM do Rust. O GCC Rust ainda está em desenvolvimento ativo, mas está se preparando para o mainlining.

A esperança é ter pelo menos suporte de nível “beta” para a linguagem de programação Rust no GCC 13, que será lançado como estável por volta de abril do próximo ano.

GCC Rust aprovado pelo Comitê de Direção deve fazer parte do GCC 13

Na atualização de status anterior do GCC, eles observaram o progresso que continua a ser feito neste front-end Rust, embora ainda não apresente recursos completos e ausentes, como o verificador de empréstimos Rust e outras funcionalidades.

A menos que surjam problemas importantes, agora que há a aprovação do Comitê Diretor do GCC, pelo menos o suporte preliminar do Rust deve aparecer no GCC do próximo ano 13.

LLVM adiciona um servidor HTTP para Debuginfod

A fusão antes do fim de semana no LLVM 14 foi uma implementação básica de servidor web.

Semelhante ao GNU Binutils 2.34 adicionando um servidor HTTP opcional, o LLVM 14 está adicionando um servidor web básico ou debuginfod. Em ambos os casos, este servidor HTTP é apenas para distribuir informações de depuração ELF/DWARF e código-fonte aos clientes. Os clientes do desenvolvedor podem consultar os servidores da Web para arquivos de depuração não encontrados localmente em um determinado sistema. O Debuginfod abre recursos novos e interessantes para impulsionar os fluxos de trabalho do desenvolvedor.

O GNU Debugger (GDB) adicionou integração debuginfod , entre outras ferramentas de desenvolvedor de código aberto que o adotam. Arch Linux, Fedora e Debian estão entre as distribuições que adotam o debuginfod.

A fusão na semana passada foi um servidor HTTP mínimo para LLVM envolvendo cpp-httplib, um servidor HTTP/HTTPS somente de cabeçalho C++ e biblioteca cliente. Com isso, agora há um servidor LLVM debuginfod disponível a partir do LLVM 14.

Aqueles que desejam obter mais informações sobre o histórico do servidor debuginfo podem ver esta postagem no blog da Red Hat de 2019.