Embora aguardando ansiosamentepelo já famoso GIMP 3.0, nesse meio tempo os lançamentos do GIMP 2.10 tendem a ser bastante interessantes. E neste contexto é que surge a atualização GIMP 2.10.12 como outro marco importante do editor de imagens. Assim, foi liberado o GIMP 2.10.12 com algumas melhorias úteis.
Características do GIMP 2.10.12 liberado
O GIMP 2.10.12 traz as seguintes alterações:
- corrige “alguns bugs irritantes”;
- também oferece melhorias na ferramenta Curves;
- suporte a camadas para exportação TIFF;
- pintura mais rápida e pintura de simetria aprimorada;
- um modo incremental para a ferramenta dodge/burn;
- uma nova ferramenta offset, e outras melhorias.
Outros detalhes
O suporte de pintura mais rápido no GIMP 2.10.12 não substitui mais o buffer de tinta para cada pincelada se a cor da pintura/pixmap não for alterada. A biblioteca GEGL também está recebendo melhorias como parte das atualizações de manutenção do GIMP 2.10.
A interação com as curvas em geral foi bastante aprimorada, o que é uma melhoria tanto na ferramenta Curves quanto em todos os outros lugares onde as curvas precisam de ajustes.
O TIFF agora pode exportar imagens sem mesclar camadas.
Os usuários do Windows 10, na verdade, agora têm a capacidade de instalar fontes sem permissões de administrador desde uma atualização recente. Porém, neste caso, a equipe faz um alerta:
nenhum dos nossos desenvolvedores atuais usam o Windows e os bugs estão se acumulando em nosso bug tracker para esta plataforma (o mesmo pode ser dito no macOS).
A ferramenta Dodge/Burn recebeu uma nova opção “ Incremental ” que, da mesma forma que as ferramentas Paintbrush, Pencil e Eraser, aplica o efeito incrementalmente conforme o ponteiro se move.
A nova ferramenta Deslocamento desloca os pixels e, opcionalmente, os envolve nas bordas para que você possa criar padrões repetitivos.
Da mesma forma, o desenvolvimento continua a toda velocidade em direção ao GIMP 3.0. Então, basta aguardar. Mais detalhes sobre o GIMP 2.10.12 no GIMP.org.