Git 2.37 lançado com recurso de índice esparso agora pronto para uso generalizado

Veja as características da nova versão do Git.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O Git 2.37 foi lançado como a atualização de recurso mais recente desse sistema de controle de revisão distribuído amplamente usado. Entre as novidades, o Git 2.37 apresenta um novo mecanismo para remoção de objetos inacessíveis, suporte integrado ao monitor do sistema de arquivos para Windows e macOS, o recurso de índice esparso agora é considerado pronto para uso amplo e uma variedade de recursos e correções menores.

O recurso de índice esparso do Git pode permitir acelerar os comandos do Git ao usar o recurso de check-out esparso para repositórios grandes. 

O projeto de código aberto Git acaba de lançar o Git 2.37, com recursos e correções de bugs de mais de 75 colaboradores, 20 deles novos. Nós conversamos com você pela última vez sobre o Git quando a versão 2.36 foi lançada.

Para comemorar este lançamento mais recente, aqui está a visão do GitHub sobre alguns dos recursos e alterações mais interessantes introduzidos desde a última vez.

Antes de entrarmos nos detalhes do Git 2.37.0, primeiro gostaríamos de informar que o Git Merge está retornando em setembro. A conferência apresenta palestras, workshops e muito mais sobre o Git e o ecossistema Git. Ainda há tempo para apresentar uma proposta para falar. Estamos ansiosos para vê-lo lá!

Git 2.37 lançado com recurso de índice esparso agora pronto para uso generalizado

git 2.37

O Git 2.37 marca o ponto em que todos os subcomandos do Git estão prontos para lidar adequadamente com a funcionalidade de índice esparso.

No Git, muitas vezes falamos sobre classificar objetos como “alcançáveis” ou “inalcançáveis”. Um objeto é “alcançável” quando há pelo menos uma referência (uma ramificação ou uma tag) a partir da qual você pode iniciar uma caminhada de objeto e terminar no seu destino. Da mesma forma, um objeto é “inalcançável” quando não existe tal referência.

Um repositório Git precisa de todos os seus objetos alcançáveis para garantir que o repositório esteja intacto. Mas é livre para descartar objetos inalcançáveis a qualquer momento. E muitas vezes é desejável fazer exatamente isso, principalmente quando muitos objetos inacessíveis se acumulam, você está com pouco espaço em disco ou algo semelhante. Na verdade, o Git faz isso automaticamente ao executar a coleta de lixo.

Mais detalhes sobre as alterações do Git 2.37 através do anúncio de lançamento. No blog do GitHub está a descrição usual e mais longa de todas as mudanças proeminentes para encontrar com o Git 2.37.

Compartilhe este artigo