GitHub ameaça banir usuários que ignorarem a remoção do YouTube-dl

Pode levar quatro anos para que vulnerabilidades em software de código aberto sejam detectadas
GitHub contabilizou mais de 56 milhões de desenvolvedores na plataforma, com mais de 60 milhões de novos repositórios. Imagem: GitHub.

O GitHub emitiu um aviso de que as contas podem ser banidas se continuarem a enviar conteúdo que foi removido devido a avisos DMCA. O GitHub removeu os repositórios de código-fonte da ferramenta de download de vídeo chamada YouTube-dl depois de violação DMCA.

Essa remoção foi polêmica, pois o aviso não foi emitido porque o YouTube-dl continha material ou código-fonte protegido por direitos autorais, mas porque permitia que os usuários baixassem conteúdo protegido por direitos autorais.

Desde então, usuários irritados têm travado uma guerra contra o GitHub, criando novos repositórios contendo o código-fonte do YouTube-dl.

GitHub ameaça banir usuários que ignorarem a remoção do YouTube-dl

Jesse Geraci, do GitHub, atualizou o arquivo README.md do repositório DMCA para afirmar que o envio de conteúdo banido pode levar ao banimento da sua conta. O novo README.md agora :

A republicação do mesmo conteúdo que foi objeto de um aviso de remoção […] é uma violação da Política DMCA e dos Termos de Serviço do GitHub. Se você enviar ou postar conteúdo neste repositório, viola nossos Termos de Serviço; excluiremos esse conteúdo e também poderemos suspender o acesso à sua conta.

GitHub ameaça banir usuários que ignorarem a remoção do YouTube-dl
O GitHub emitiu um aviso de que as contas podem ser banidas se continuarem a enviar conteúdo que foi removido devido a avisos DMCA.

Esta mensagem não afirma especificamente que o YouTube-dl é o motivo do aviso, mas o momento coincide com a batalha do GitHub para remover novos repositórios do YouTube-dl.

Como ativistas, jornalistas e instituições de ensino geralmente usam o YouTube-dl para arquivar vídeos gratuitos e de domínio público, o CEO do GitHub, Nat Friedman, tem tentado ativamente ajudar a restabelecer o repositório.

Friedman chegou a entrar no canal IRC do YouTube-dl para oferecer sugestões sobre como ser reintegrado. Embora isso seja louvável, toda essa confusão poderia ter sido evitada em primeiro lugar se o GitHub não agisse com base em um aviso de violação que não tivesse nada a ver com o uso de material protegido por direitos autorais.

Fonte: Bleeping Computer

5 alternativas ao YouTube-dl para baixar vídeos do YouTube

Usuários do YouTube-dl inundam o GitHub com novos repositórios após remoção

youtube-dl: GitHub do projeto é fechado por notificação DMCA e seus forks também!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile