in

Usuários do YouTube-dl inundam o GitHub com novos repositórios após remoção

O utilitário também é usado por jornalistas para várias tarefas de reportagem.

Os usuários do YouTube-dl inundaram o GitHub com novos repositórios contendo o código-fonte da ferramenta depois que o GitHub retirou os repositórios do projeto.

O YouTube-dl é um programa de linha de comando que pode ser usado para baixar conteúdo multimídia do YouTube e de vários outros sites. O utilitário também é usado por jornalistas para várias tarefas de reportagem, incluindo download de comunicados à imprensa, vídeos e transcrições de áudio.

Usuários do YouTube-dl inundam o GitHub com novos repositórios após remoção

Em 23 de outubro de 2020, o GitHub retirou os repositórios do YouTube-dl devido a um aviso de violação de DMCA (Digital Millennium Copyright Act). Antes de ser removido, o repositório estava entre os 40 repositórios mais marcados com mais de 72.000 estrelas.

Ao tentar visitar o repositório original ou qualquer um dos outros mais de uma dúzia de forks que foram removidos, você verá uma mensagem informando: “Repositório indisponível devido à remoção do DMCA”.

Usuários do YouTube-dl inundam o GitHub com novos repositórios após remoção
Os usuários do YouTube-dl inundaram o GitHub com novos repositórios contendo o código-fonte da ferramenta depois que o GitHub retirou os repositórios do projeto. Imagem: GitHub.

Devido ao efeito Streisand, o número de novos repositórios que apareceram superou as expectativas da maioria das pessoas. Conforme mostrado ao fazer uma pesquisa rápida por “YouTube-dl”, o GitHub agora hospeda centenas de novos repositórios contendo o código-fonte do utilitário ou relacionado a ele.

Além do grande número de novos repositórios que surgiram, uma cópia do código-fonte também foi adicionada a um repositório oficial do GitHub usado para hospedar avisos de remoção DMCA recebidos.

Ricardo Garcia, o criador original do YouTube-dl e ex-mantenedor do projeto, disse que não recebeu nenhuma ameaça legal antes:

Não tenho uma declaração geral sobre a situação atual, exceto uma opinião pessoal de que é realmente uma pena que o repositório esteja bloqueado.

Fonte: Bleeping Computer

GitHub lança ferramenta de verificação de código para encontrar vulnerabilidades de segurança

GitHub substituirá ‘master’ por ‘main’ a partir do próximo mês

GitHub CLI 1.0 leva o GitHub diretamente para o seu terminal

GitHub e o Microsoft Teams são integrados

China desenvolve Gitee como alternativa ao GitHub