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GM e Nvidia firmam parceria para avançar em carros autônomos e produção

A GM anunciou uma parceria estratégica com a Nvidia para impulsionar seus carros elétricos e otimizar sua fabricação. A montadora utilizará os chips de IA da Nvidia para aprimorar a direção autônoma e aumentar a eficiência produtiva.


A General Motors (GM) firmou uma parceria estratégica com a Nvidia para impulsionar a evolução de seus carros elétricos e a eficiência da fabricação. O acordo permitirá que a montadora utilize chips e soluções de inteligência artificial da Nvidia para aprimorar seus sistemas de direção autônoma e otimizar processos produtivos em suas fábricas.

GM e Nvidia unem forças para avançar na direção autônoma e na fabricação inteligente

GM Nvidia

A GM pretende empregar a tecnologia da Nvidia para desenvolver modelos avançados de planejamento industrial, melhorando a eficiência nas linhas de montagem. Além disso, a incorporação dos chips da Nvidia contribuirá para a evolução dos sistemas avançados de assistência ao motorista, aproximando a empresa de um futuro mais automatizado na condução de seus veículos.

Tecnologia e estratégia de mercado

A parceria surge em um momento em que a GM busca reforçar sua presença no segmento de tecnologia veicular, especialmente após os desafios enfrentados com o projeto de robotáxis Cruise, que também utilizava tecnologia Nvidia. Agora, a companhia volta suas atenções para aprimorar os sistemas de assistência ao motorista em automóveis particulares, buscando um caminho mais estável e lucrativo.

Atualmente, o sistema SuperCruise da GM tem potencial para gerar cerca de US$ 2 bilhões anuais dentro dos próximos cinco anos. A decisão de colaborar com a Nvidia coloca a montadora ao lado de gigantes do setor como Toyota, Hyundai, BYD, Mercedes-Benz e Rivian, que já utilizam as tecnologias da empresa para aprimorar seus recursos de direção autônoma.

Os chips de alto desempenho da Nvidia

A Nvidia disponibiliza uma linha avançada de chips voltados para a automação veicular, incluindo o AGX Orin e o AGX Thor. Enquanto o AGX Orin é capaz de processar até 254 trilhões de operações por segundo (TOPs), o AGX Thor, que conta com os mais recentes processadores e GPU Blackwell, alcança impressionantes 1.000 TOPs. A GM ainda não revelou qual dessas opções será integrada aos seus sistemas.

O futuro da direção autônoma

Apesar do grande investimento em tecnologias autônomas, a GM tem adotado uma abordagem mais cautelosa. A maioria dos sistemas disponíveis ainda exige que os motoristas permaneçam atentos, mesmo em modos sem intervenção ativa. No mercado de robotáxis, a Waymo é uma das poucas empresas com operações em larga escala, enquanto outras, como a Tesla, planejam lançamentos futuros. Elon Musk, por exemplo, anunciou que seu serviço de robotáxis terá início em Austin, em junho, com previsão de impacto significativo na valorização da empresa.

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

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