O Ubuntu não está sozinho quando se fala em explorar grandes mudanças de tema. Agora, da mesma forma, o GNOME 3.36 está programado para estrear com suas próprias melhorias visuais. Conforme destacado por Alex (também conhecido como BabyWogue), o trabalho de desenvolvimento atual do GNOME 3.36 introduz uma nova estética na bandeja de calendário e mensagem e na visão geral de pesquisa do GNOME Shell.
As mudanças estéticas aplicadas ao GNOME 3.36
As notificações listadas na bandeja Calendário e de Mensagem do GNOME Shell têm uma aparência mais destacada, diferenciada e separada pelo uso de sombras (em vez de apenas um contorno sutil da borda, conforme o código atual).
A aparência renovada também se estende a outros elementos alocados no menu suspenso, incluindo o calendário, os relógios mundiais e o clima. Um efeito “leve” é aplicado ao passar o mouse na capa padrão do GNOME Shell.
O gif (propositalmente distorcido) acima também demonstra dois ajustes adicionais. Primeiro, o novo estado de “foco” dos botões individuais de controle de mídia, um efeito que faltava até agora; e segundo, ícones maiores nas notificações.
Outro item na coluna “grandes mudanças óbvias que você não pode deixar de notar” afeta a “visão geral da pesquisa”.
Agora, é assim:
Os resultados da pesquisa (excluindo aplicativos correspondentes) agora aparecem caixas semelhantes a pods, agrupadas por origem (que os fãs do shell podem facilmente reordenar desde a versão 3.34). É uma mudança bonita, mas também funcional: é mais fácil analisar quais resultados pertencem a qual fonte, mesmo quando vistos em papéis de parede escuros.
Bastante refatoração de código ocorreu no shell antes do próximo lançamento, e as chances são de que ainda há muito mais por vir.
Ele também possui outro recurso muito solicitado: respeitar as configurações de fonte.
Lembre-se de que o GNOME 3.36 está em desenvolvimento ativo e nenhuma das alterações exibidas neste post é garantida para aparecer na versão final, prevista para março.
Fonte: OMG Ubuntu