GNOME 43 lançado com configurações rápidas, mais portas GTK 4 e novo painel de segurança do dispositivo

Lançado GNOME 46 Beta
gnome logo

Depois de muita espera e expectativas, o GNOME 43 foi finalmente lançado e ele veio com configurações rápidas, mais recursos GTK 4 e novo painel de segurança do dispositivo. A nova versão está disponível não apenas para desktops mas também para dispositivos móveis.

Após quase seis meses de desenvolvimento, o desktop GNOME 43 “Guadalajara” está finalmente aqui e apresenta algumas mudanças interessantes, sendo a mais importante o menu de Configurações Rápidas que pode ser acessado na barra superior do sistema, muito semelhante às que você provavelmente viu em dispositivos Android ou nos sistemas Windows 11 e macOS mais recentes.

As configurações rápidas basicamente unificam o menu antigo para facilitar aos usuários a alteração das configurações comuns do sistema, como modo avião, Bluetooth, modo escuro, luz noturna, VPN e Wi-Fi com um único clique. Além disso, o novo design de configurações rápidas inclui controles deslizantes para alterar o volume e o brilho do seu dispositivo e modifica o modo de energia para um estado triplo para que ele retorne ao modo usado anteriormente quando clicado.

O GNOME 43 continua a portar mais de seus aplicativos principais para as mais recentes tecnologias GTK4 e libadwaita. Neste ciclo, os desenvolvedores portaram os aplicativos GNOME Builder, GNOME Console, Files (Nautilus), Initial Setup, GNOME Logs, GNOME Maps e Parental Controls, que agora ficarão mais modernos e bonitos. Além disso, vários aplicativos receberam uma nova caixa de diálogo Sobre.

Falando em apps, o gerenciador de arquivos Nautilus não só foi portado para o kit de ferramentas GTK4, mas também traz novas funcionalidades no GNOME 43, como novas visualizações de grade e lista, menus reorganizados, janelas de propriedades de arquivos e pastas redesenhadas com um novo botão para abra a pasta pai, um novo layout para as listas de resultados de pesquisa, arquivos recentes e com estrela, uma nova caixa de diálogo Abrir com, bem como uma barra lateral renovada que se adapta automaticamente a telas pequenas e é compatível com telas sensíveis ao toque.

Embora o Files seja provavelmente o aplicativo mais usado, outros aplicativos principais do GNOME também receberam melhorias. Por exemplo, o aplicativo Calendário recebeu suporte para zoom e uma interface de usuário redesenhada com uma barra lateral que contém um seletor de data e uma visualização de agenda.

GNOME 43 lançado com configurações rápidas, mais portas GTK 4 e novo painel de segurança do dispositivo

Além disso, o gerenciador de pacotes do GNOME Software recuperou o suporte para instalação e gerenciamento de aplicativos da Web (somente se ativado pela sua distribuição), a capacidade de listar outros aplicativos do mesmo autor, detalhes extras sobre o formato e outras propriedades dos aplicativos, um novo “ Disponível para distribuição” na página de visão geral, armazenamento em cache aprimorado de metadados e notificações baixados e navegação do mouse nas capturas de tela do aplicativo.

Também atualizado é o navegador da web GNOME Web (Epiphany), que agora oferece suporte para WebExtensions, suporte a aplicativos da Web renovado, bem como um novo item de menu de contexto para fazer capturas de tela, juntamente com o atalho de teclado Shift+Ctrl+S.

Mais novidades

O aplicativo de chamadas agora permite o envio de mensagens de texto SMS do histórico de chamadas, suporta chamadas VoIP criptografadas com SIP usando SRTP, oferece rolagem mais fluida ao lidar com grandes históricos e inicializa muito mais rápido do que antes.

Além disso, o aplicativo Contatos agora pode importar e exportar arquivos vCard, o aplicativo Caracteres agora suporta emoji composto, o aplicativo Fotos agora usa o portal de papel de parede para definir o plano de fundo da área de trabalho e o Rastreador agora pode processar renomeações de diretório muito mais rapidamente.

O aplicativo Configurações (também conhecido como GNOME Control Center) agora tem um layout adaptável e apresenta um novo painel Device Security na seção Privacy que fornece uma visão geral da segurança de seu hardware e firmware.

“As configurações de segurança do dispositivo podem ser usadas para detectar uma variedade de problemas de segurança de hardware, incluindo erros de fabricação e configuração incorreta de hardware. As novas configurações também podem alertar sobre possíveis problemas de segurança à medida que ocorrem, como adulteração de dispositivos físicos ou degradação repentina de testes de segurança, o que pode indicar a presença de malware”, disse o Projeto GNOME.

Pequenas melhorias também foram trazidas para o desempenho do layout do GNOME Shell, o teclado na tela foi atualizado para oferecer sugestões à medida que você digita, algumas das animações na Visão geral das atividades foram otimizadas para serem mais suaves, o estilo de UI escuro nos aplicativos GTK 4 foi foi polido, o RDP recebe suporte de áudio e há um novo som de alerta padrão.

Mudanças devem demorar a chegar

Se você está se perguntando quando aproveitará os novos recursos do GNOME 43, levará algumas semanas para que os pacotes do GNOME 43 cheguem aos repositórios de software de algumas das distribuições GNU/Linux de lançamento contínuo mais populares, como openSUSE TumbleweedClear Linux ou Arch Linux.

O GNOME 43 também será apresentado como o ambiente de desktop padrão nos próximos grandes lançamentos, como o Fedora Linux 37 ou o Ubuntu 22.10 no final de outubro. Como de costume, você pode conferir as notas de lançamento para leitura extra.