O GNOME 45 Beta foi lançado hoje como o mais recente marco de desenvolvimento do GNOME antes de sua estreia estável em setembro e chega com muita melhorias importantes. O beta do GNOME 45 foi lançado e este marco beta também marca o congelamento de UI/API/ABI/recursos para este ciclo de desenvolvimento.
Após a versão beta, haverá um candidato a lançamento do GNOME 45 no início de setembro, antes do lançamento oficial do GNOME 45.0 acontecer em 20 de setembro.
GNOME 45 Beta lançado com muitas melhorias. Entre as novas mudanças com o GNOME 45 beta estão:
- Várias correções para o navegador Epiphany (GNOME Web).
- O mecanismo JavaScript GJS foi atualizado contra o SpiderMonkey 115 para fornecer novos recursos JS.
- O novo plano de fundo padrão do GNOME 45 foi integrado. Os planos de fundo do GNOME também visavam imagens baseadas em JPEG-XL neste ciclo, mas acabaram revertendo.
- O console GNOME adicionou uma janela de preferências e viu várias correções de bugs.
- O Centro de Controle GNOME tem um novo painel “sobre” para exibir informações do sistema.
- Várias melhorias na configuração inicial do GNOME.
- Melhor desempenho do GWeather em encontrar as pesquisas de localização mais próximas.
- Sysprof foi redesenhado e reescrito desde o início para fornecer melhor integração GTK4 e novos recursos.
- O GTK 4.12 traz melhorias de back-end Vulkan e outras melhorias de kit de ferramentas.
- Numerosas melhorias no GNOME Shell e Mutter.
Mais detalhes sobre as mudanças beta do GNOME 45 e para baixar o código-fonte atualizado via GNOME.org Discourse.
GNOME 44.4 foi lançado para melhorar o Epiphany
Vários bugs também foram resolvidos no Epiphany , que foi atualizado para a versão 44.6. Isso inclui o quebrado “Salvar senha?” solicitações de permissão, % de caracteres não codificados em URLs que impediram que a sessão fosse salva, exibições da Web não destruídas quando a janela é fechada e uma falha.
O GNOME 44.4 também melhora o aplicativo GNOME Software desativando as animações na interface do usuário de acordo com as configurações de acessibilidade do usuário, corrigindo a capacidade de aplicar atualizações que exigem a remoção de alguns pacotes para atender às dependências e melhorando as notificações de erro de verificações GPG com falha.
Como o GNOME 44.3 estava ausente em ação, esta versão aparentemente inclui o GNOME Shell 44.3 com uma correção para o deslocamento do cursor ao usar uma lupa, uma correção para a falta de bordas do espaço de trabalho após alterações no papel de parede e uma reversão das otimizações anteriores do screencast devido a janelas falsas.
O mesmo vale para o Mutter 44.3, que corrige o bloqueio do tempo máximo de renderização dinâmico com varredura direta, adiciona a capacidade de evitar a alternância rápida do tempo máximo de renderização dinâmico e garante que o modo de monitor preferencial esteja sempre incluído.