Depois de seis meses, saiu o novo GNOME 45 estável e o ambiente de desktop vem com novos aplicativos e inédito indicador de atividades. Este será o ambiente de desktop de código aberto que alimentará o Ubuntu 23.10 e o Fedora Workstation 39. Há muitas melhorias no GNOME 45 em comparação com versões anteriores.
Esta versão ganhou o apelido de “Riga” em homenagem à cidade anfitriã da conferência GUADEC 2023 em Riga, Letônia. O ambiente de desktop GNOME 45 traz um aplicativo de Configurações (GNOME Control Center) completamente renovado que não apenas usa um design mais moderno baseado no mais recente LibAdwaita, mas também simplifica várias configurações.
Os principais recursos a serem mencionados aqui são fatores de escala fracionários nas configurações de exibição, permitindo escolher entre fatores de escala de 100%, 125%, 150% ou 175%, configurações estendidas de data e hora com opções de relógio e calendário, um painel de privacidade completamente redesenhado para acessar mais rapidamente as diversas configurações, bem como um painel Sobre mais compacto.
GNOME 45 lançado com novos aplicativos e novo indicador de atividades. Alguns dos principais destaques do GNOME 45 incluem:
- Um novo indicador de “atividades” no canto da barra superior que substitui o botão anterior “Atividades”.
- Movimentos mais suaves do ponteiro por meio de otimizações Mutter.
- O gerenciador de arquivos GNOME Files é mais rápido e possui vários refinamentos de UI/UX.
- Um novo visualizador de imagens padrão que é adaptável e geralmente deve fornecer uma experiência de usuário aprimorada.
- Um novo aplicativo de câmera também estreia no GNOME 45.
- O desempenho da pesquisa é significativamente mais rápido, afetando vários aplicativos GNOME.
- Um novo indicador de uso da câmera localizado na barra superior.
- Reprodução e gravação de vídeo mais eficientes, aproveitando os recursos baseados em hardware.
- Visuais de ponteiro atualizados.
Há também o vídeo oficial de lançamento do GNOME 45 para abordar visualmente essas mudanças:
Mais detalhes sobre todas as alterações do GNOME 45 através do anúncio de lançamento.