O ambiente de desktop GNOME 47 deve desativar suporte X11. Desde a semana passada existe um movimento em torno de novos recursos do desktop. Assim, o suporte ao protocolo de locação Wayland DRM deve melhorar o manuseio de fones de ouvido VR. Por outro lado, também teve o suporte a cores de destaque para o GNOME Shell.
Somando-se à recente série de mudanças que chegam ao GNOME 47, o código do GNOME Shell e do Mutter agora pode ser compilado com sucesso — opcionalmente — sem qualquer suporte ao X11 ou exigindo qualquer dependência de compilação do X11.
Para aqueles que desejam construir uma experiência de desktop Linux somente Wayland sem carregar qualquer bagagem X11 envelhecida, o GNOME 47 poderá opcionalmente oferecer suporte somente Wayland sem carregar suporte X11/X.Org. Esta solicitação de mesclagem do Mutter chegou hoje que permite compilar o Mutter com o suporte ao X11 desabilitado. Isso chegou hoje junto com este pedido de mesclagem do GNOME Shell para poder desativar o suporte ao X11 também.
GNOME 47 deve desativar suporte X11
Por sua vez, isso fecha um rastreador de problemas de dois anos sobre tornar as dependências do X11 opcionais no GNOME.
O GNOME 47 está se moldando para ser uma atualização de desktop muito empolgante que deve ser lançada em setembro e será encontrada com nomes como o Fedora 41 e o Ubuntu 24.10.