O objetivo é proporcionar uma experiência mais agradável aos usuários quando acessam o sistema ou se desconectam dele. Uma interface que oferece a mesma qualidade, independentemente do número de usuários que estão usando o equipamento. Também fornece acesso mais direto a usuários únicos e a vários sistemas. Assim, será mostrada a tela de login do último usuário sem precisar selecioná-lo. Confira as novidades da nova tela de login do Gnome.
Mais leveza no visual do GNOME
Vendo os mockups e vídeos que o desenvolvedor Allan Day nos mostra em seu blog, a aposta geral é dar mais vivacidade e leveza ao login. Ele mantém a camada que desliza para cima ou para baixo, para bloquear ou desbloquear, mas o fundo cinza desaparece. O campo de senha agora é da mesma cor que o restante da tela de bloqueio e é acessado após clicar ou pressionar uma tecla. Para o plano de fundo, é usada uma versão “borrada” e semi–transparente do plano de fundo usado.
As notificações também se tornam mais minimalistas, estacionando em um canto da tela. Porém, aparecem por mais tempo enquanto o usuário está autenticando. Com isso, ganhamos alguns segundos extras para analisar as informações existentes.
No momento de selecionar o usuário de login (por exemplo, após um bloqueio de sessão), um efeito de transição é criado. Assim, a tela ficou muito mais bonita e ao mostrar o fundo do desktop e o avatar de cada usuário.
Ainda não se sabe quando a nova tela de login deve estrear. Assim, especula-se que ela deve chegar na versão do GNOME 3.30, previsto para o início de Setembro. Então, algumas pequenas modificações ainda devem ocorrer até o lançamento.
No blog do Allan Day você tem mais informações.