O Go 1.21 agora está disponível como a versão mais recente dessa popular linguagem de programação.Em fevereiro, o Go 1.20 trouxe suporte de visualização para Otimizações guiadas por perfil (PGO). Com o Go 1.21, o suporte PGO agora é considerado pronto para uso geral. Os desenvolvedores Go estão descobrindo que a maioria dos programas Go obtém um aumento de desempenho de 2% a 7% ao usar o suporte à Otimização Guiada por Perfil. O Go 1.21 também está vendo sua velocidade de compilação melhorar em até 6%, em grande parte devido ao PGO’ing do próprio compilador.
Go 1.21 promove PGO para uso geral
O Go 1.21 também melhorou a manipulação de sistemas Linux com páginas enormes transparentes (THP) para melhor desempenho, várias outras melhorias de desempenho, melhorias de compatibilidade com versões anteriores, inferência de tipo aprimorada para código Go e três novos integrados para a própria linguagem Go. Os novos built-ins são min, max e clear.
“A versão mais recente do Go, a versão 1.21, chega seis meses após o Go 1.20. A maioria de suas mudanças está na implementação da cadeia de ferramentas, tempo de execução e bibliotecas. Como sempre, o lançamento mantém a promessa Go 1 de compatibilidade ; na verdade, Go 1.21 melhora essa promessa. Esperamos que quase todos os programas Go continuem a compilar e rodar como antes.
O Go 1.21 apresenta uma pequena alteração na numeração dos lançamentos. No passado, usamos Go 1. N para nos referirmos à versão geral da linguagem Go e à família de lançamentos, bem como ao primeiro lançamento dessa família. A partir do Go 1.21, o primeiro lançamento agora é o Go 1. N .0. Hoje estamos lançando a linguagem Go 1.21 e sua implementação inicial, a versão Go 1.21.0. Estas notas referem-se a “Go 1.21”; ferramentas como go
version
relatarão “ go1.21.0
” (até você atualizar para o Go 1.21.1). Consulte “ Versões Go ” na documentação “Go Toolchains” para obter detalhes sobre a nova numeração de versão.”
Mais detalhes sobre todas as alterações a serem encontradas no Go 1.21 via Go.dev.