Google anuncia medidas para proteger jornalistas e usuários especiais contra ataques cibernéticos

Plataforma brasileira de integrador de comércio eletrônico vaza mais de um bilhão de registros
ciberataque

O Google anunciou uma série de novos recursos de proteção de cibersegurança para jornalistas e usuários de alto risco. A medida vem um dia depois de dizer que cerca de 14.000 usuários do Gmail haviam sido alvos do grupo APT28 do governo russo. Então, o Google anuncia medidas para proteger jornalistas e usuários de alto risco contra ataques cibernéticos.

Em um post de blog, o Google disse que um número crescente de ataques cibernéticos tem como alvo indivíduos e grupos de alto perfil, forçando-os a tomar medidas extras e criar uma equipe “dedicada a detectar e impedir os criminosos cibernéticos mais sofisticados do mundo”.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com essas organizações para proteger grupos de usuários de alto risco e saber mais sobre as necessidades de usuários e organizações em risco. Essas colaborações nos ajudam a tornar a segurança mais avançada do mundo ainda mais forte, mais inclusiva e mais fácil de usar – ajudando todos a ficarem mais seguros com o Google”, explicou a empresa. 

Google anuncia medidas para proteger jornalistas e usuários especiais contra ataques cibernéticos

Google anuncia medidas para proteger jornalistas e usuários de alto risco contra ataques cibernéticos
Imagem: Migalhas

Além de divulgar o Programa de Proteção Avançada (APP) que os usuários podem ativar para aumentar sua proteção contra certos ataques, o Google disse que está fazendo parceria com organizações em todo o mundo para fornecer chaves de segurança gratuitas para mais de 10.000 usuários de alto risco ao longo de 2021. 

“O APP reúne as proteções de segurança mais fortes do Google em um programa holístico que é atualizado constantemente em resposta a ameaças emergentes. O APP está disponível para todos os usuários. No entanto, é projetado especificamente para indivíduos e organizações com maior risco de ataques online direcionados. É o caso de autoridades, políticos, ativistas de direitos humanos e jornalistas”, explicou o Google. 

Os usuários que se inscrevem no APP são protegidos contra uma ampla variedade de ameaças online, incluindo ataques sofisticados de phishing (por meio do uso de chaves de segurança), malware e outros downloads maliciosos no Chrome e Android, e acesso não autorizado aos dados de suas contas pessoais (como Gmail, Drive ou Fotos). À medida que novas ameaças são descobertas, o APP evolui para fornecer as proteções mais recentes.

Parcerias

O Google também anunciou novas parcerias com a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), ONU Mulheres e a organização sem fins lucrativos Defending Digital Campaigns (DDC)

O Google está trabalhando com a IFES na programação global de segurança educacional para grupos e trabalhadores de direitos humanos on-line. A empresa fornece chaves de segurança gratuitas para os participantes dos treinamentos de limpeza cibernética global do grupo. O grupo forneceu apoio específico a jornalistas no Oriente Médio e mulheres ativistas na Ásia por meio de sua  série virtual “She Leads”.

No próximo ano, o Google disse que planeja expandir seu trabalho com o grupo. Isso será “por meio de uma contribuição contínua das chaves Titan Security e materiais educacionais para seus treinamentos de usuários de alto risco”.

“Equipar nossos participantes com Google Titan Keys junto com a equipe do Programa de Proteção Avançada nos permitiu melhorar a higiene cibernética de nossos participantes com um método mais seguro para proteger e autenticar suas contas”, disse o Dr. Stephen Boyce, consultor sênior global de tecnologia eleitoral e segurança cibernética na IFES.  

O Google disse que continuará oferecendo consultas sobre segurança online e workshops de segurança para a ONU Mulheres e os muitos atores em todo o mundo que apoiam mulheres que correm maior risco de ataques online. Isso inclui jornalistas, ativistas, políticos e executivos. De acordo com o blog, os participantes do workshop são treinados em ferramentas para proteger melhor suas organizações e as mulheres.

Chaves de segurança

As chaves de segurança Titan também foram fornecidas pelo Google a mais de 180 campanhas federais qualificadas durante a temporada de eleições de 2020 nos EUA por meio do DDC. Eles agora estão trabalhando com o DDC para fornecer proteção adicional para campanhas estaduais e partidos políticos, comitês e organizações relacionadas, incluindo workshops e treinamento sobre proteção contra ataques cibernéticos. 

Nas eleições intermediárias de 2022 nos Estados Unidos, o Google disse que o DDC já terá trabalhado em treinamentos de segurança cibernética para membros de ambos os partidos políticos em todos os estados do país. 

Michael Kaiser, CEO da DDC, disse que os candidatos, seus familiares e associados próximos, funcionários de campanha e voluntários, funcionários de partidos estaduais, fornecedores de campanhas e virtualmente qualquer pessoa que trabalhe no espaço político correm maior risco de serem atacados do que a maioria dos usuários de computador.

“A colaboração da DDC com o Google em torno do fornecimento de Titan Keys e treinamento é projetada para abordar o vetor mais significativo e provável de comprometimento: as contas das pessoas”, disse Kaiser. 

A recomendação número um do DDC para qualquer campanha é o uso de chaves de segurança. Sabemos que quando uma campanha usa chaves de segurança e ativa o Programa de Proteção Avançada do Google, elas aumentam muito a segurança cibernética e, ao mesmo tempo, protegem nossa democracia.

Treinamento do Google para segurança cibernética

O DDC já treinou centenas de trabalhadores locais de campanha, funcionários de partidos estaduais e pessoas que trabalham em organizações políticas relacionadas em 21 estados. O Google também observou que fez uma parceria com o DDC para implantar uma Base de Conhecimento de Cibersegurança disponível publicamente para ajudar campanhas e organizações políticas com informações de segurança cibernética.

“A Base de Conhecimento inclui instruções passo a passo para ativar melhores proteções de segurança, incluindo APP. Por meio da Base de Conhecimento e trabalho direto com campanhas elegíveis, o DDC fornece assistência prática para implementar ferramentas de segurança cibernética”, explicou o Google.

Os anúncios vêm horas depois de Shane Huntley, diretor do Grupo de Análise de Ameaças do Google, escrever um tópico no Twitter alertando que ele bloqueou tentativas de grupos apoiados pelo governo russo de atacar milhares de pessoas de alto perfil. 

“O aviso realmente diz às pessoas que você é um alvo potencial para o próximo ataque, então, agora pode ser um bom momento para tomar algumas medidas de segurança. Se você é um ativista / jornalista / funcionário do governo ou trabalha no NatSec, este aviso honestamente não deveria Não seja uma surpresa. Em algum momento, alguma entidade apoiada pelo governo provavelmente tentará enviar algo a você”, disse Huntley . 

O que vemos repetidamente é que muito do direcionamento inicial de ameaças apoiadas pelo governo pode ser bloqueado com boas noções básicas de segurança, como chaves de segurança, patching e conscientização, é por isso que alertamos.

Via ZDNet