O Google acaba de anunciar a chegada do navegador Chrome 97 com alguns recursos e novidades. O novo navegador Chrome 97 estável não possui coisas muito interessantes para o usuário final. Porém, quem é desenvolvedor deve gostar de algumas implementações. Portanto, o Google anuncia navegador Chrome 97 com Keyboard API e críticas da Apple e Mozilla por conta da falta de privacidade deste recurso.
Neste sentido, o que deve chamar a atenção com o Chrome 97 é a introdução da API WebTransport. Ele terá nesta versão uma interface semelhante a WebSockets. Para quem desconhece, o WebTransport é uma estrutura de protocolo semelhante aos canais de dados WebRTC. Porém, é mais voltada para clientes limitados pelo modelo de segurança da web para se comunicarem com um servidor remoto usando um transporte multi-plexo seguro. Então, neste caso, o WebTransport usa o protocolo HTTP/3 para transporte bidirecional. Ao contrário do WebSockets que é baseado em TCP, o WebTransport depende de datagramas do tipo UDP e fluxos canceláveis.
O WebTransport está atualmente em um estágio apenas de esboço de trabalho W3C.
A equipe do Chrome tem o prazer de anunciar a promoção do Chrome 97 para o canal estável para Windows, Mac e Linux. Isso acontecerá nos próximos dias ou semanas. O Chrome 97.0.4692.71 contém uma série de correções e melhorias – uma lista de mudanças está disponível no log. Fique atento para as próximas postagens do blog do Chrome e do Chromium sobre novos recursos e grandes esforços entregues em 97.
Recurso do Chrome 97 gera polêmica
Um novo atributo na API do teclado tem causado muita polêmica. Antes disso, alguns aplicativos da web não conseguiam usar a API do teclado para identificar qual tecla foi pressionada. Isso valia em um layout específico como francês ou inglês. É o caso, por exemplo, como Excel, PowerPoint e Word.
A adição do valor “mapa do teclado” resolve esse problema. Porém, mesmo com apoio de desenvolvedores da web houve fortes críticas da equipe WebKit da Apple e da equipe de desenvolvimento da Mozilla. Para eles, há problemas com a privacidade. Segundo eles, esta API expõe a impressão digital de tal forma que favorece a identificação e rastreio. sso ocorrerá principalmente se o usuário tiver um layout de teclado incomum em uma região. Assim, a alteração da API foi classificada como “prejudicial” pela Apple e Mozilla. O recurso não fará parte dos navegadores Safari e Firefox.
Google anuncia navegador Chrome 97 com Keyboard API e críticas da Apple e Mozilla
Além disso, o navegador Chrome 97 inclui consultas de mídia CSS para detecção de exibição de HDR. Da mesma forma, chegaram novos métodos de JavaScript. Podemos destacar, ainda, o suporte a aplicativos da Web com aparência mais nativa. Quem quiser conhecer todas as novidades e recursos do Chrome 97 deve acessar o link ChromeStatus.com.
Então, ao todo, esta versão do navegador também traz 37 correções de segurança. No entanto, de acordo com comunicado do Google,
o acesso aos detalhes e links do bug pode ser mantido restrito até que a maioria dos usuários seja atualizada com uma correção. Também manteremos as restrições se o bug existir em uma biblioteca de terceiros da qual outros projetos dependam, mas ainda não tiveram correção.
No entanto, se preferir, pode acessar o Chrome Release Blog. Nesta página também estão muitos detalhes sobre as correções de segurança do lançamento do Chrome 97 de agora. Assim, o Chrome 98 chegará ao canal Beta amanhã, 6 de janeiro. Do mesmo modo, a versão estável ficará disponível em 1º de fevereiro.