O Firebase do Google é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento que facilita o desenvolvimento e a manutenção de aplicativos, com recursos como: relatórios de falhas, análises de usuários, autenticação e armazenamento.
O Google diz que mais de 2,5 milhões de aplicativos ativos por mês agora usam o Firebase todos os meses. Para ajudar os desenvolvedores a começar a usar o Firebase, o Google realizou encontros de desenvolvedores e eventos da comunidade virtuais.
Google anuncia ferramentas para o Firebase
O Firebase introduziu uma série de novos recursos para acelerar ainda mais o desenvolvimento de aplicativos e adaptar as ferramentas para atender às suas necessidades.
O Emulator Suite permite que os desenvolvedores emulem localmente vários recursos online do Firebase, como armazenamento ou hospedagem. Isso pode ser útil se você precisar testar um recurso online, mas deseja evitar fazê-lo em um ambiente de produção. Agora, o Emulator Suite é totalmente compatível com todas as funções online do Firebase.
Os desenvolvedores podem usar o Firebase Hosting para hospedar páginas web e aplicativos web que são implantados no CDN do Google. Anteriormente, o Firebase não tinha uma maneira fácil de visualizar ou ver as alterações antes de ir ao ar. Felizmente, o Firebase agora está adicionando um novo recurso para permitir que os desenvolvedores publiquem alterações nos canais de preview.
Assim, os desenvolvedores podem gerar um URL exclusivo para compartilhar com colegas de equipe ou testadores e visualizar uma versão totalmente funcional de suas alterações, sem ter que enviar para produção.
Para obter mais detalhes sobre esses recursos e saber mais sobre o que mais está por vir, certifique-se de assistir à transmissão ao vivo do Google no YouTube.
Fonte: XDA Developers
Aprenda noções básicas de desenvolvimento de jogos gratuitamente na Xbox Academy
Google oferece curso gratuito da linguagem de programação Kotlin para desenvolvimento Android