O Google agora está testando um novo recurso em que a página “Nova guia” no Chrome mostra anúncios. Espera-se que eles sejam baseados na atividade de navegação do usuário nos serviços Google.
O recurso não é habilitado por padrão e fica oculto nas flags no Chrome Canary. Atualmente, o Chrome oferece a barra de Pesquisa do Google e atalhos para suas extensões e sites. Com a adição desse novo recurso, seria possível ver anúncios em formato de cartão logo abaixo dos atalhos. Além disso, incluirá serviços de streaming e receitas com base em sua atividade de navegação.
Google Chrome está testando anúncios na página “Nova guia”
Para ver os novos anúncios na página “Nova guia” do Chrome, baixe o Chrome Canary. Inicie o Canary e digite chrome://flags. Pesquise as seguintes flags: NTP Modules e NTP Shopping Task Module. Habilite os NTP Modules e selecione Enabled – Fake Data for the Shopping Task Module. Reinicie o navegador para ver as mudanças.
Você deverá ver um anúncio de compra de cadeiras que pode ser expandido na pesquisa do Google, tocando em qualquer uma delas. Você também pode descartar este cartão de anúncio simplesmente fechando-o no canto superior direito.
Observe que o anúncio só aparece quando você seleciona a opção “Dados falsos” e não quando você seleciona “Ativado” e “Ativar dados reais”. Esta pode ser uma nova maneira do Google incluir anúncios e novo conteúdo no Chrome, utilizando o espaço vazio disponível na página “Nova guia”.
“Flags” são apenas recursos experimentais que os desenvolvedores do Chromium usam para testar novos recursos. Não se pode ter certeza se ou quando isso realmente chegará à compilação estável.