A nuvem do Google continua a perder dinheiro, mas a gigante da publicidade e sua controladora Alphabet não se incomodam com os prejuízo de US$ 858 milhões em seu segundo trimestre do ano fiscal de 2022.
A Alphabet reportou receita geral no segundo trimestre [PDF] de US$ 69,7 bilhões, dos quais US$ 40 bilhões vieram da Pesquisa do Google e atividades relacionadas. Por outro lado, os anúncios do YouTube geraram US$ 7,4 bilhões e a rede de publicidade do Google contribuiu com US$ 8,3 bilhões.
O Google Cloud gerou US$ 6,3 bilhões em receita, um aumento de 35% ano a ano em comparação com a receita de US$ 4,6 bilhões do segundo trimestre de 2021. Mas a perda de US$ 858 milhões foi 45% maior do que o déficit de US$ 591 milhões registrado no ano passado.
Google Cloud tem crescimento menor
O crescimento da receita também foi mais lento do que o salto de 44% dos US$ 4 bilhões do primeiro trimestre de 2021 para os US$ 5,8 bilhões do primeiro trimestre de 2022.
Os executivos da Alphabet não se incomodaram com o estado da G-Cloud.
Falando no webcast de ganhos da empresa, o CEO Sundar Pichai disse acreditar que o Google Cloud tem uma “oportunidade substancial de mercado aqui” porque o mercado “ainda parece os estágios iniciais dessa transformação.
“Estamos constantemente conversando com clientes, grandes e pequenos, que estão apenas empreendendo a jornada.”
Alguns clientes acham difícil gastar em projetos nebulosos, outros estão “pensando no prazo para o qual estão reservando e assim por diante”.
A CFO da Alphabet, Ruth Porat, também opinou, afirmando que a empresa está “investindo para apoiar o crescimento de longo prazo e dada a vantagem que vemos … olhando para o caminho para a lucratividade”.
Nem Porat nem Pichai ofereceram um prazo para a nuvem do Google produzir lucro.
Pichai sugeriu que o investimento contínuo do Google em IA pode ajudar, permitindo a criação de produtos diferenciados.
Enquanto o G-Cloud ainda está perdendo, o resto do império Alphabet está em péssima saúde.
A receita aumentou 13% ano a ano e a margem operacional aumentou 28 pontos. O lucro líquido de US$ 16 bilhões foi, no entanto, inferior aos US$ 18,5 bilhões registrados no segundo trimestre de 2021, quando a receita foi de apenas US$ 62,3 bilhões.
Causas da queda
O Google atribuiu essa queda, em parte, aos gastos em data centers que eram difíceis de compensar nos trimestres anteriores. Tudo graças a complicações relacionadas ao COVID.
Novos servidores dominaram os crescentes gastos com infraestrutura. Os executivos disseram que os investidores devem se preparar para altos níveis contínuos de “investimentos em infraestrutura técnica”.
Os gastos com instalações de escritório também aumentarão, mas as contratações diminuirão.
Pichai disse que a Alphabet continuará a contratar “os melhores talentos técnicos e de engenharia” e investirá em ferramentas para tornar essas pessoas mais produtivas.