Google contrata outro veterano do Linux para trabalhar com drivers de GPU de código aberto

Google Project Zero diz que 95,8% de todos os bugs são corrigidos antes de vencer o prazo
Google docs

O Google acaba de contratar outro veterano do Linux para trabalhar com drivers de GPU de código aberto. Assim, a empresa possui agora outro desenvolvedor de driver de gráficos de código aberto experiente em sua equipe. Portanto, isso poderia significar melhorias no ecossistema gráfico Linux. Portanto, o Google contrata outro veterano do Linux para trabalhar com drivers de GPU de código aberto.

Acontece em abril que o Google contratou Rob Clark para trabalhar em drivers de GPU de código aberto. Rob é o fundador e principal desenvolvedor do projeto de driver Freedreno para gráficos de código aberto da Qualcomm Adreno ao longo dos anos. O Freedreno evoluiu muito bem com o tempo junto com o componente de driver de kernel MSM DRM / KMS, que recentemente viu algum uso nos dispositivos do Google Pixel. Desde o início deste ano, o piloto “TURNIP” também está em desenvolvimento na Vulkan da Freedreno.

Veterano do Linux deve atuar no desenvolvimento do ChromeOS

Presumivelmente, ele estará aumentando seu trabalho com o Freedreno no Google, mas seu público no LinkedIn só menciona “algo como drivers gráficos de código aberto”. Seu título diz que ele está na equipe do ChromeOS, então é possível vê-lo contribuindo para outros drivers da Intel e da AMD. Esses drivers são usados ??pelos Chromebooks e afins, além da infraestrutura em torno do Wayland e de outros componentes. Os “drivers de trem” também talvez sejam uma referência ao treinamento de drivers de GPU de código aberto em torno das redes neurais?


Rob Clark apresentando no trabalho TI OMAP Linux na época.

Rob junta-se aos criadores do Wayland, Kristian Hoegsberg, Steven Marchesin, criador do Nouveau, e a outros desenvolvedores de drivers gráficos de longa data e de código aberto, agora empregados pelo Google. 

Rob iniciou o projeto Freedreno enquanto trabalhava na Texas Instruments e desenvolvia a OMAP Linux antes de ingressar na Red Hat em 2013. Na Red Hat ele continuou trabalhando na Freedreno junto com suas atividades de computação Nouveau SPIR-V/mais recentemente e outros projetos.

A saída de Rob da Red Hat também parece ser, pelo menos em parte, o motivo pelo qual a empresa pretende contratar um experiente desenvolvedor de drivers gráficos de código aberto.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile