Google Docs expande avisos sobre arquivos e links maliciosos

Google Docs expande avisos sobre arquivos e links maliciosos
Imagem: Google

As ferramentas de colaboração de escritório do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings agora mostrarão um banner de aviso quando você abrir arquivos potencialmente maliciosos da web, anunciou o gigante das buscas. Esse banner já aparece quando arquivos suspeitos são acessados no Drive, bem como em links suspeitos em arquivos separados do Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos. O lançamento mais amplo deve ajudar a proteger os usuários em uma variedade maior de situações. Portanto, o Google Docs expande avisos sobre arquivos e links maliciosos.

Anteriormente, anunciamos banners de aviso para arquivos potencialmente maliciosos ou perigosos no Google Drive. Estamos estendendo esses avisos no nível do arquivo. No futuro, se você abrir um arquivo do Documentos, Planilhas ou Apresentações Google na Web, verá esses avisos. 

Google Docs expande avisos sobre arquivos e links maliciosos

Google Docs expande avisos sobre arquivos e links maliciosos

No Google Cloud Next 2021, anunciamos proteções adicionais para proteção contra conteúdo abusivo. Se um usuário abrir um arquivo potencialmente suspeito ou perigoso no Google Drive, exibiremos um banner de aviso para ajudar a protegê-lo e a sua organização contra malware, phishing e ransomware. Esses avisos já estão disponíveis ao abrir o Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google. 

Confusamente, o anúncio do Google em 20 de janeiro acima dizia que o banner já aparecia ao abrir os links do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings. No entanto, a empresa nos diz que isso foi um erro de digitação e que deveria dizer que o banner aparece em arquivos “links de arquivos do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings”.

Arquivos do Google foram usados por golpistas para aplicar os mais variados tipos de golpe

Os banners de aviso parecem ser uma tentativa de combater golpes que usam o software de produtividade de escritório do Google para criar um verniz de autenticidade em torno de links desonestos e tentativas de phishing. Em 2020, a Wired relatou uma onda de golpes que usavam os vários recursos de compartilhamento e colaboração do Google para colocar seus arquivos maliciosos na frente de usuários desavisados. Clicar em um link em um desses documentos leva o usuário a um site cheio de anúncios duvidosos ou a um site de phishing típico solicitando que eles insiram dados bancários ou de outra conta.

O anúncio do Google diz que o novo banner de aviso será lançado nas próximas semanas para todas as contas, comerciais e pessoais.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile